Artes ajuda a melhorar autoestima da população de comunidade na Bahia

A artista visual Maristela Ribeiro fez um trabalho incrível no no povoado de Morrinhos- BA. O projeto começou com oficinas de arte e fotografia para a população e culminou com a pintura das casas da população. O projeto durou 4 meses (dezembro a março).

Maristela,  usou o projeto na pesquisa de seu doutorado em Artes na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Segundo a artista,

“Não encontrei nenhuma imagem da comunidade, que existe desde 1940. Imaginei trazer a paisagem regional e usar as casas como telhado”, afirma Maristela, que usa o projeto na pesquisa no doutorado em Artes na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A comunidade tem aproximadamente 400 moradores, e a maioria vive sem saneamento básico, em casas de taipa. Segundo Maristela, a principal fonte de renda é agricultura familiar, seguida pelo auxílio do governo, o ‘bolsa família. Com esse projeto,  foram instaladas fotografias em tamanho real nas  fachadas de cerca de 90 casas.

(Foto: Amana Dultra)

“Meu objetivo era que as casas desaparecessem.  Para mim, era uma metáfora sobre o esquecimento do local, sobre como essas pessoas são deixadas de lado e se tornam invisíveis”.

Com esse maravilhoso trabalho, a artista encantou e inovou o povoado de Feira de Santana. Além de transformar as casas, o projeto colaborou para aumentar a autoestima da população.

Pintura Rupestre Inigualáveis

Como virar parte do acervo de um museu?