A arte é uma potente fonte de inspiração para a nossa própria criatividade. Muitos cineastas, escritores, designers e até mesmo chefs de cozinha encontraram uma referência para seus trabalhos em obras de artistas plásticos. Para o clássico filme Alien, o Oitavo Passageiro (1979), por exemplo, vários elementos foram inspirados na obra do pintor Irlandês Francis Bacon (1909-1992).

Ridley Scott, o diretor do filme, indicou diretamente a obra “Three Studies For Figures At The Base of a Crucifixion” (“Três Estudos para Figuras na Base de um Crucifixo”, 1944) como uma referência visual para H.R. Giger, o designer visual do projeto.

Darius Khondji, o diretor de fotografia do filme, declarou que “havia algo muito violento e imediato na arte de Bacon, como um tapa na cara. A iluminação e as cores muito suaves das pinturas, juntamente com seu movimento, me inspiraram. Às vezes, não é uma referência direta na iluminação de um pintor que me influencia, mas sou assombrado pelas suas imagens. […] Eu amo suas pinturas porque às vezes você não sabe de onde vem a luz, os personagens e as próprias paredes parecem irradiar.” (New Cinematographers, 2004. Sem edição no Brasil).

Comentários