Alunos criam Exposição Virtual sobre a importância dos trabalhadores na pandemia

Os alunos do período 8B da Escola Concept São Paulo, decidiram criar uma exposição virtual durante a pandemia de COVID-19. A turma vinha trabalhando com o Global Goal #8, Decent Work and Economic Growth, e decidiram criar uma sessão de fotos para mostrar alguns tipos de trabalhos e como eles estão acontecendo durante a pandemia.

Os alunos salientam o fato de que muitos trabalhos estão sendo desafiadores, e buscam retratar como esses profissionais vêm atuando nesse momento único na história. Além disso, também é abordado a questão de como as pessoas estão lidando com situação do coronavírus no Brasil.

A mostra é dividida em 4 seções:

Entregadores: Nessa sessão retratamos um dos trabalhos mais importantes durante a quarentena, o dos motoboys. Esse foi um dos serviços mais utilizados pois não estamos podendo sair tanto de casa neste momento. Com isso o delivery foi uma opção para os restaurantes continuarem oferecendo seus serviços, para nós encomendamos produtos, ou até, realizarmos qualquer tipo de entrega sem sair de casa. Com certeza, os motoboys ajudaram muito a todos nós, mas em especial as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, já que além de fazer entregas de produtos e alimentos, eles evitaram que essas pessoas fossem expostas. Em geral, os motoboys estão nos ajudando com tudo, e infelizmente, muitas vezes são desrespeitados e insultados. Você já parou para pensar que eles não conseguem pedir uma pizza à noite e jantar com suas famílias? Além disso, esses trabalhadores não têm boas condições de trabalho. Eles precisam trabalhar incessantemente para conseguirem um salário que seja o suficiente para arcar com suas despesas, sendo necessário uma longa e cansativa jornada.

Fonte:https://sites.google.com/conceptedu.com.br/workers-during-pandemic/couriers?authuser=0

Trabalhador Rural: O trabalhador rural sempre foi essencial para a economia e abastecimento do nosso país. São eles que cuidam e fornecem muitos dos nossos alimentos, como legumes, vegetais carnes, etc. Esses trabalhadores vêm exercendo um papel importante nesse período de pandemia, em que estamos confinados em nossas casas, para que não falte alimento à população. Nesta sessão de fotos mostramos um pouco do trabalho realizado nessa área.

Fonte:https://sites.google.com/conceptedu.com.br/workers-during-pandemic/rural-workers?authuser=0

Empregados Domésticos: Os empregados domésticos foram afetados nessa quarentena, ainda mais porque a maioria está em posição de vulnerabilidade social. Isso acontece porque a maioria utiliza o transporte público, ficando mais expostos ao vírus. Ao mesmo tempo, encontram-se em dificuldades financeiras, por conta dos salários reduzidos ou até demissões. Embora não tenham sido classificados como trabalho essencial no estado de São Paulo, muitos continuaram trabalhando. Essa seção mostra um pouco sobre eles.

Fonte:https://sites.google.com/conceptedu.com.br/workers-during-pandemic/domertic-workers?authuser=0

Home Office: O home office foi uma saída para uma parte da população que trabalha em escritórios, ou que consegue realizar suas atividades on line. Tivemos que repaginar, por exemplo, o conceito de escritório e sala de aula. Esse foi um sistema que muitas empresas e trabalhadores autônomos adotaram. Assim, reuniões, conversas, aulas, exercícios físicos, e até mesmo importantes decisões empresariais passaram a ser realizados de casa. O home office se tornou popular para trabalhos que neste momento puderam dispensar a presença física do trabalhador. Nesse sistema de trabalho em casa se encontram muitos de nossos pais, que vocês verão nas fotos a seguir.

Fonte: https://sites.google.com/conceptedu.com.br/workers-during-pandemic/home-office?authuser=0

Segundo Alessandra Zan, uma das professoras envolvidas no projeto:

“A ideia de para esse trabalho nasceu de uma atividade que realizei com o 8º ano B. Planejava um tour virtual em alguns museus e antes de escolher quais instituições visitar, resolvi fazer um levantamento. Perguntei qual a opinião deles sobre museus e galerias, quais eles conheciam, qual frequência eles os visitavam, entre outras coisas, e as respostas que obtive não foram muito animadores. A maioria não se interessava tanto nesse tipo de “lazer” e pouco conheciam sobre os museus brasileiros. A partir desses dados, comecei a pensar como poderia despertar a curiosidade e o interesse desses alunos por museus e galerias.       Como nossa escola se baseia em PBL (project based learning), os alunos estavam desenvolvendo um projeto ligado ao objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU nº8 (trabalho decente e crescimento econômico). Nas aulas de social sciences estavamos trabalhando com Revolução Industrial e a situação das classes trabalhadoras e conectando esses temas, compartilhei com os estudantes a ideia de uma galeria de fotos sobre trabalhadores durante a pandemia. Expliquei as etapas que esse trabalho teria e que estaria completamente nas mãos deles. Eles imediatamente abraçaram a ideia.        Os dois grupos (8A e 8B) ficaram responsáveis por fotografar os trabalhadores, realizar a curadoria das imagens, produzir os textos, nomear a mostra e criar o ambiente virtual para a exposição. Eles foram os responsáveis por toda a execução desse projeto e eu e Carolina Lucas (professora assistente), apenas ajudamos com a organização dos grupos e revisão final.       Através dessa atividade, acredito que nossos estudantes desenvolveram uma nova percepção sobre a função de museus e galerias, sua importância cultural, social e econômica, além de ampliarem o olhar para as questões sociais.”

Os alunos deixaram suas impressões sobre o projeto em um mural de Post It:

Impressões dos alunos sobre o Projeto realizado.

Editais da Furnarte prorrogados

Inscrições abertas para Festival Recanto do Cinema Audiovisual na Periferia