A verdadeira aparência dos imperadores foi revelada através de inteligência artificial

Tudo o que sabemos sobre os antigos imperadores veio de registros históricos e esculturas que eternizaram suas fisionomias. Apesar do impressionante talento destes escultores, estas representações não permitem ver ao certo a verdadeira face destes governantes. Então, com o objetivo de se distrair durante a quarentena, o cineasta e designer virtual, Daniel Voshart, decidiu recriar as faces dos antigos imperadores romanos.

Utilizando inteligência artificial (Machine Learning ou “aprendizado de máquina”) em uma rede neural chamada Artbreeder, foi possível verificar cerca de 800 esculturas, e assim criar fisionomias e características físicas. A partir daí Voshsrt aplicou ajustes no Photoshop, adicionando detalhes relatados em descrições e obras históricas.

“Há uma regra prática na programação chamada ‘lixo para fora’, que se aplica ao Artbreeder. Um busto bem iluminado e bem esculpido, com poucos danos (…) facilita o processo. Por outro lado, um conjunto de dados com esculturas danificadas ou mal fotografadas pode produzir imagens ruins (…)” acrescentou o designer.

As imagens impressionam pelo realismo. Veja algumas:

Inscrições abertas para Festival Recanto do Cinema Audiovisual na Periferia

Como os museus de Belo Horizonte planejam reabrir?