Demonstração em minutos sobre o poder do silêncio, conheça um pouco mais sobre a performance 4 ’33” de John Cage, qual o seu significado, onde e quando aconteceu essa apresentação e quem ele é.
Nós do Click Museus trouxemos aqui uma análise completa deste material que é chocante e revolucionário.
Vamos conferir?
Quem foi John Cage?
Compositor, escritor, teórico musical e artista dos Estados Unidos. Nasceu em 1912, na cidade de Los Angeles, e morreu em 1992 em Nova Iorque. Ele foi o compositor estadunidense mais influente do século XX.
John estudou entre os anos de 1933 a 1935 com Henry Cowell e em Arnold Schoenberg, e então nos anos 30 mesmo iniciou sua carreira. Ele chegou a dar palestras no Brasil onde a sua principal foi o “Alguns aspectos históricos do Anarquismo”.
O que é performance 4’33” e qual o seu significado?
Então, esta foi uma peça (performance) composta por John Cage em 1952, durante a apresentação foram feitos 3 movimentos realizados por ele. Primeiramente 30”, depois 2’23” e 1’40”, onde a soma durou exatamente quatro minutos e trinta e três segundos (4’33”).
Mas é importante dizer que ele se posicionou como se fosse reger ou tocar uma música, porém as notas ressoadas (ou melhor, não ouvidas) foram o silêncio. Entretanto, haviam os sons acidentes, que poucos foram capazes de ouvir.
Sendo assim, ele chamou essa performance de “Oração Silenciosa”, mas para John em suas experiências o silêncio pode ser ouvido, durante alguns minutos, em uma obra de arte ele pode ouvir dois sons, onde afirmaram ser do próprio sistema nervoso e da circulação sanguínea.
Considerações de fechamento
É arrepiante saber como ele demonstrou o poder do silêncio, onde só nesse momento é possível ouvir sons que únicas pessoas que são capazes de detectar, como o próprio John Cage.
Conte nos comentários o que achou de conhecer a performance 4 ’33”. Espero muito que vocês tenham gostado, um grande abraço e até breve!
Foto de capa: multiplicidade
Comentários