A Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim

A Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim é parte do calendário de cerimônias, festas e celebrações religiosas brasileiras. Nesse caso, acontece anualmente na cidade de Salvador e mescla expressões culturais de duas religiões: a católica e a afro-brasileira. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a inscreveu no Registro das Celebrações em 2013, tornando-se Patrimônio Cultural Brasileiro.

A celebração ocorre durante o mês de janeiro, tendo início após o Dia dos Santos Reis e terminando no Dia do Senhor do Bonfim. Sendo assim, a sua expressão puramente religiosa se divide em cinco partes. A primeira delas é a novena, que se constitui de um conjunto de orações que se repetem durante nove dias. A segunda é o cortejo, um percurso de oito quilômetros que começa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e leva até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Nesta, portanto, ocorre a terceira parte na qual as baianas e filhas de santo lavam suas escadarias e o seu adro em reverência ao orixá Oxalá.

Além disso, no encerramento do último dia da novena, ocorre a quarta parte da Festa de Senhor Bom Jesus Cristo: os Ternos de Reis. Assim, grupos musicais locais se apresentam cantando canções sobre a história bíblica dos Três Reis Magos. Por fim, a última parte, a Missa Campal, ocupa o adro da Igreja do Bonfim e marca o encerramento das atividades religiosas da celebração.

A celebração da cultura e da religião

Dessa forma, há muitos outros elementos culturais que também constituem a Festa, como a apresentação de grupos de capoeira, o Bumba-meu-Boi e os Mascarados e a Burrinha, por exemplo. Ou, ainda, os Afoxés e as fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim. As expressões culturais e religiosas se misturam nas ruas em festa de Salvador e culminam em rodas de samba nas praças e barracas de comida boa.

Foto de capa: wikipedia

Longa “Tarsilinha” inspirado na vida da PintoraTarsila do Amaral

Para que servem os museus?