A arte e cultura ciganas agora reunidos em um só lugar.

Não se sabe ao certo a origem dos povos ciganos, mas estudiosos acreditam que eles sejam originários da Índia. O motivo pelo qual deixaram a região também é desconhecido. Há indícios de que viveram na Grécia, antes de 1200, e que tenham se espalhado por toda a Europa por volta de 1450. Em meados do século 14, começaram a ser escravizados, no território atualmente ocupado pela Romênia, num processo que durou cerca de cinco séculos. Além disso, eles também foram alvo dos nazistas, sendo deportados e esterelizados. Devido a fatos como esses, a população cigana se dividiu, e muitos perderam o contato com suas raízes.  Atualmente, segundo o projeto, existem de 12 a 14 milhões de ciganos espalhados pelo mundo, sendo que apenas cerca de 4 milhões deles falam romani ( que é o dialeto falado por eles).

Agora, imagine reunir 150 pessoas em 15 países e juntar cerca de 5.000 itens sobre a cultura cigana durante 3 anos!

Todo esse material foi compilado no RomArchive e foi separado em seções como dança, filmes, flamenco, literatura, música, teatro e drama, artes visuais, fotografia, movimento pelos direitos civis Romani e holocausto. A curadoria do acervo coube a 14 pessoas, de nove países diferentes. Porém, todo esse material não é sobre qualquer coisa: ele tem enfoque na arte e cultura cigana!

Sabemos que os ciganos muitas vezes infelizmente são tachados pelos estereótipos criados por nossa sociedade preconceituosa. Esse projeto visa mostrar a narrativa sobre os ciganos contada pelos próprios integrantes da comunidade, colaborando para mostrar a verdade e desmistificar a ideia que é calcada na sociedade. O site tem sua versão em inglês, alemão e romani.

Para desenvolver essa iniciativa, diversas instituições alemãs deram apoio financeiro. A Fundação Cultural Federal da Alemanha disponibilizou € 3,75 milhões (R$ 16 milhões) para a iniciativa. Além disso, a Agência Federal pela Educação Cívica da Alemanha irá ajudar na manutenção do arquivo durante cinco anos. O Instituto Goethe também tem colaborado com a organização de eventos.

Disponível: https://www.romarchive.eu/en/https://www.romarchive.eu/en/

Coleção Primeiros passos agora está disponível online!

A história da cerâmica azul Holandesa