Palco das Produções Artísticas Contemporâneas, Casa Fiat de Cultura abre 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria
A Casa Fiat de Cultura lança a 6ª edição do Programa de Seleção da Piccola Galleria. Criado com o objetivo de incentivar a arte contemporânea e promover novos artistas, o Programa seleciona exposições inéditas, individuais ou coletivas. Entre os dias 5 de setembro e 12 de outubro de 2022, artistas brasileiros e estrangeiros podem se inscrever pelo site da instituição www.casafiatdecultura.com.br, onde está disponível o regulamento completo do Programa de Seleção.
Em 2021, a Casa Fiat de Cultura recebeu 194 inscrições, de todas as regiões do Brasil, e seis artistas foram selecionados pela comissão avaliadora: Ana Hortides (Rio de Janeiro – RJ), Henrique de França (São Paulo – SP), Ian Gavião (Belo Horizonte – MG), Josi (Belo Horizonte – MG), Olívia Viana (Belo Horizonte – MG) e Raul Leal (Rio de Janeiro – RJ). Para a 6ª edição, um novo comitê de especialistas – composto por acadêmicos, produtores culturais, artistas e curadores – será responsável pela escolha dos trabalhos. Cada mostra ficará exposta por um período de cerca de 40 dias, abrangendo o calendário de 2023/2024.
O Programa de Seleção da Piccola Galleriase destaca por ser descomplicado e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista. A instituição oferece suporte na divulgação da mostra, por meio da criação de identidade visual exclusiva e do desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas, facilitando o acesso de todo o público, além de iniciativas que ajudam a compreender o conceito das obras. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com as temáticas da exposição.
A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país. Ana Vilela, gestora Cultural da Casa Fiat de Cultura reforça que “a Piccola Galleria é um espaço intimista, que aproxima o visitante das obras. Essa experiência é ampliada com a mediação do Programa Educativo, que promove uma relação de troca com os mais diversos públicos, seja na interpretação de temas contemporâneos ou na construção de novas percepções e conceitos.”
Como participar
O artista interessado em se inscrever no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria deveacessar o site www.casafiatdecultura.com.br e preencher a ficha de inscrição. Serão solicitadas informações como nome e conceito da exposição, justificativa de ineditismo da mostra, lista de obras, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações performances e arte digital), proposta conceitual e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras; proposta de expografia; currículo e foto do artista; e texto curatorial.
A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 5 mil para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Inscrições: de 5 de setembro a 12 de outubro de 2022
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
selecaopiccola2022@gmail.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura