O jogo foi criado em resposta à necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. No ano passado, foram mais de 1,5 milhão de casos no país. Em 2020, foram mais de 70 mil casos de dengue só no Mato Grosso Sul, com 42 mortes até o momento.
Para alunos do ensino fundamental e médio, utilizando plataformas móveis, o objetivo do “Heróis Vizinhos” é apresentar aos jogadores o Aedes aegypti e as doenças que é um vetor, para que eles possam estar atentos aos seguintes problemas e controlá-los de forma que os participantes possam alterar o ambiente ao redor Corpo Principal.
O desenvolvimento do game- “Neighbour Heroes” iniciou-se na fase de pré-produção, a ideia original foi ampliada, e as decisões técnicas e artísticas foram registradas em um documento denominado “Game Design Document” (GDD), que continuou ao longo do processo Atualizar.
Dessa forma, além dos recursos físicos e humanos necessários, o manipulador, o enredo, o estilo artístico e o público-alvo também são identificados e registrados. “Neighbour Hero” é desenvolvido através de uma série de programas projetados para criar funções 3D, funções de jogo e implementação de interface de usuário. Esta é a primeira etapa da produção, pois foram planejadas melhorias em termos de funcionalidades, cenários e novas plataformas.
“Buscamos fazer com que os jogadores entendam que são agentes ativos, sendo que as ações deles possuem influência no ambiente ao redor. Eles precisam compreender que podem resolver parte do problema, uma vez que muitos dos focos de dengue são resultado da negligência das pessoas no ambiente em que vivem”, explicou Yuri, para o insituto federal de mato grosso do sul.