7º Prêmio de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

O Governo do Estado de Pernambuco, por intermédio da sua Secretaria de Cultura – Secult-PE, institui por sua entidade vinculada, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico – Fundarpe, o 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

O prêmio busca reconhecer a atuação dos fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial beneficiando os responsáveis por ações bem-sucedidas de proteção, preservação, conservação, salvaguarda do Patrimônio Cultural em todas as macrorregiões do Estado de
Pernambuco.

Objetivo

Constitui objeto do 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do Patrimônio Cultural de natureza material e imaterial em todas as macrorregiões do Estado de Pernambuco.

Parágrafo Único: para efeito deste edital, entende-se por ações exemplares aquelas que contribuam para a proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Estado de Pernambuco, individuais ou coletivas, em diferentes áreas de atuação, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas.

Categoria 1 – Formação:

a) Desenvolvimento de programas e ou projetos educativos em ambientes formais e não formais ligados às áreas e linguagens culturais de artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, com vistas à democratização e difusão do conhecimento sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco;

b) Programas de formação voltados para fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial com ênfase no desenvolvimento da economia criativa e em práticas sustentáveis que viabilizem a manutenção das práticas culturais nas diferentes áreas e linguagens culturais: artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, entre outras;

c) Produção de jogos educativos, cartilhas ou livros e/ou material didático voltados para educação patrimonial, ligados às áreas e linguagens culturais de artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo m ênfase nos bens culturais de natureza material ou imaterial.

Categoria 2 – Promoção e Difusão:

a)Jogos e aplicativos, website e/ou portal especializado em artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo, entre outras, com ênfase na promoção e circulação dos Patrimônios Culturais Material e Imaterial de Pernambuco;

b)Vídeos documentais, web séries, programas de rádio e podcast, periódicos, e revistas impressas e eletrônicas especializados com ênfase nos Patrimônios Culturais Material e Imaterial de Pernambuco.

III. Categoria 3 – Acervos Documentais e Memória Cultural:

1. Produção, catalogação, conservação, restauração e exposição de acervos documentais, iconográficos, audiovisual e outros considerados fontes fundamentais de informação sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial; restauração de bens móveis e imóveis e/ou bens móveis integrados com garantia de acesso ao público.

Premiação

1. Formação (Ações Educativas), R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o 1º colocado e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o 2º colocado;
  2.  II. Promoção e Difusão (comunicação e mídia), R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o 1º colocado e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o 2º colocado;
  3. III. Acervos Documentais e Memória Cultural um prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o 1º colocado e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o 2º colocado.

ACESSE O EDITAL COMPLETO

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada no período de 11 de fevereiro de 2022 a 12 de abril de 2022 até às 18h00, na plataforma Prosas.