10 Museus de SP que retratam histórias de mulheres

Sem dúvida nenhuma São Paulo capital é uma das maiores e mais importantes cidades do nosso país. Sendo até mesmo uma das principais opções de turismo interno. Mas você conhece um bom número de coisas para se fazer em São Paulo?

No dia da Mulher, o @clickmuseus sugere roteiros por locais históricos que retratam a vida de mulheres de destaque na Cidade de São Paulo.
Quais desses lugares vc já visitou?

Nós do Click Museus queremos que você tenha um passeio incrível e bastante proveitoso, por isso montamos um roteiro com locais históricos que retratam a vida de mulheres de destaque na Cidade de São Paulo. Tudo com opções baratas, e quase todas gratuitas, que irão quebrar a sua rotina.

Carolina Maria de Jesus

Crédito da Imagem: Alma Preta Jornalismo

Carolina Maria de Jesus é uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil e teve sua vida atravessada pela miséria e pela fome. Favelada e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida dura que teve desde a infância.

Biblioteca Carolina Maria de Jesus

End: Museu Afro Brasil – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n -Terça a domingo das 10h 17h

Domitila de Castro Canto e Melo

Crédito da Imagem: Aventuras na História

Marquesa de Santos foi o título pelo qual ficou conhecida Domitila. Rica e com muito prestígio político, recebia as principais personalidades da vida acadêmica e cultural de São Paulo em sua casa, um “solar” muito elegante e luxuoso, comprado em 1834.

Solar da marquesa de santos

End: Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo – Terça a domingo das 09h 17h – Grátis

Sebastiana de Mello Freire

Crédito da Imagem: Jornal da USP

Conhecida por Dona Yayá, considerada estranha por recusar vários pedidos de casamento e se isolar da alta sociedade, que a pressionava por não seguir a norma vigente, foi considerada mentalmente incapaz, e sua casa virou um hospício privado, ela permaneceu lá por 40 anos, até sua morte.

Casa de Dona Yaya

End: R. Maj. Diogo, 353 – Bela Vista, São Paulo – Segunda a Sexta das 09h as 17h – Grátis

Lina Bo Bardi

Crédito da Imagem: Pinterest

Uma das mais icônicas arquitetas do século XX. Ficou conhecida por projetar o MASP e a famosa Casa de Vidro. Seu legado extrapola o campo da arquitetura, pois ela também contribuiu para a cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico.

Casa de Vidro

End: Rua General Almério de Moura, 200 Morumbi, São Paulo – Sextas e Sábados 10h, 11h30 e 15h

Dorina de Gouvêia Nowill

Crédito da Imagem: Senado Federal

Dorina Nowill (1919-2010) atuou como professora, ativista, filantropa e pedagoga brasileira tendo sido responsável pela inclusão de deficientes visuais no país. Dorina era conhecida por muitos como a “dama da inclusão”.

Fundação Dorina Nowill para Cegos (Museus)

End: R. Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino, São Paulo – Segunda a Sexta das 9h as 17h – Grátis

Ema Gordon Klabin

Crédito da Imagem: Casa Museu Ema Klabin

Apreciadora de música e de arte, Ema Klabin teve uma significativa atuação na vida cultural da cidade, com participação nos conselhos de instituições culturais, além de promover artistas, participar de leilões beneficentes em prol das entidades que apoiava e realizar concertos em sua própria casa com artistas de renome.

Casa Museu Ema klabin

End: R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo – Quarta a domingo das 11h as 17h – Grátis

Tomie Ohtake

Crédito da Imagem: Instituto Tomie Ohtake

Tomie Ohtake (1913-2015) foi uma pintora, gravadora e escultora japonesa naturalizada brasileira. Foi uma das mais importantes representantes do abstracionismo informal.

Instituto Tomie Ohtake

End: Av. Brg. Faria Lima, 201 – Pinheiros – Terça a domingo das 11h as 20h

Oneyda Alvarenga

Crédito da Imagem: Estadão

Pianista, musicóloga, folclorista, poetisa e jornalista, Oneyda dirigiu a Discoteca Pública desde sua inauguração, em 1935, até 1968, ano de sua aposentadoria. Hoje, a Discoteca Pública tem seu nome.

Discoteca Oneyda Alvarenga (CCSP)

End: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – Domingo a domingo das 10h as 22h – Grátis

Minah Klabin

Crédito da Imagem: wikipédia

Mina Klabin Warchavchik (São Paulo, 3 de outubro de 1896 – São Paulo, 14 de fevereiro de 1969) foi uma cantora e paisagista brasileira. Foi pioneira no paisagismo moderno no Brasil.

Casa Modernista

End: R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana, São Paulo – Terça a Domingo das 09h as 17h – Grátis

Irmãs Beatas Heinrich

Crédito da Imagem: Apartamento 203

O Acervo Histórico Irmã Beata Heinrich, localizado no Jardim das Irmãs dentro do Hospital Santa Catarina, é um importante espaço de conservação de peças históricas relacionadas ao atendimento médico hospitalar desde o início do século XX, oferecendo uma ampla visão da evolução da saúde pública, filantrópica e privada. Essas peças compunham desde o mobiliário, instrumentos médicos e materiais para atendimento aos primeiros pacientes do então “Sanatório Santa Catarina” até utensílios de cozinha e artefatos religiosos, muito usados no início do funcionamento da Capela do HSC.

Acervo Histórico da irmã Beata

Avenida Paulista 200 – Hospital Santa Catarina – Grátis (Previsão de abertura, após a pandemia)

Fonte: redesantacatarina

Gostou da dica? Conta pra gente.

Museu do Café oferta palestra: “Registro de memórias da literatura de mulheres negras” Grátis

MASP- VAGA ORIENTADOR DE PÚBLICO I

One Comment

• CONHECI MARIA CAROLIA DE JESUS A ESCRITOURA MINHAS FILHAS FORAM COLEGAS DE GRUPO ESCOLAR COM ELAS NA REGIÃO DE PARELHEIROS AONDE MORAMOS TOMAVAMOS AS MESMAS CONDUÇÕES