Viola de Cocho um instrumento que é patrimônio Nacional

Chama-se Viola de Cocho e é um instrumento musical tradicional nas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso Sul, principalmente na região do Pantanal, sendo utilizado em festas populares, é um instrumento curto, feito por mestres artesãos e violonistas.

A viola-de-cocho tem forma e som único, ele acompanhado de ganzá é tocado nas rodas do cururu e do Siriri para homenagear os santos católicos ou para simples diversão.

A produção de viola-de-cocho é uma atividade que mantém os conhecimentos específicos que estes artesãos possuem.

Foto: Iphan

Usando um molde, a madeira na qual a caixa de ressonância será escavada, essa atividade mantém conhecimentos específicos que somente os artesãos dominam.

Ao longo da segunda metade do século XX, a viola-de-cocho foi diminuindo gradativamente, e seu abandono foi bastante elevado, quase levando à sua total extinção.

Para conhecer mais sobre o instrumento, acesse o dossiê do Instituto do Patrimônio Historico sobre: modos de fazer viola-de-cocho.

Foto de Capa e Fonte: rdnews

VAGA DE ESTÁGIO – MUSEU DA ENERGIA DE ITU

Museu da Imigração- Analista em Documentação Arquivística Pleno

One Comment

• Fiquei tão feliz em ver esse pequeno vídeo aqui. Muito obrigado por esse trabalho. Me fez lembrar de um tempo em que tínhamos mais ternura, amor e esperança. Esses tempos ainda vão voltar.