VIDRADOS: arte no vidro e outras coisas

Em 2019, a Netflix lançou o gameshow Vidrados (nome original “Blown Away“). A competição canadense, portanto, parte de dez artistas que trabalham com modelagem de vidro, seja como profissional ou amador, e que devem criar peças icônicas e únicas.

Dessa forma, cada episódio consiste em um desafio que os participantes devem cumprir, sendo um eliminado a cada um deles. Os desafios são os mais diversos: objetos utilitários da casa, personagens de desenho animado, representações de mudanças climáticas, obras de pop art e outros.

O vencedor da temporada recebe um prêmio de 60 mil dólares e uma residência no Corning Museum of Glass, localizado em Nova York, nos Estados Unidos. A instituição é a maior do mundo dedicada exclusivamente ao vidro, apresentando peças que datam da Antiguidade até os dias atuais. Assim, além dos espaços expositivos, conta com uma biblioteca inteira sobre o tema e oferece uma escola de formação de artistas que trabalhem com vidro.

De acordo com o Museu, e é algo que também se aplica aos desafios em Vidrados, o vidro trata de arte, de cultura, de história, de tecnologia, de ciência, de criação e de design. A versatilidade permite que criem tudo e qualquer coisa a partir dele. Se quiser saber um pouco mais sobre a instituição, esse vídeo pode ser interessante:

“Making an impact”

A Netflix lançou a segunda temporada de Vidrados este ano, em 2021, na Netflix. Apesar de ser uma arte milenar, é pouco conhecida nos dias de hoje; então vale a pena assistir e descobrir novos universos possíveis do vidro!

Pina- vaga para Pesquisador Junior

Pina abre 4 vagas para Atendente