Tour Virtual na exposição “Carolina Maria de Jesus” no IMS Paulista

Sinopse a ação:

Para comemorar o aniversário da escritora Carolina Maria de Jesus no dia 14 de março de 2022, o Instituto Moreira Salles lança nesta data em que ela completaria 108 anos um tour virtual pela exposição ‘Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros’, ainda em cartaz no IMS Paulista.

Clique Aqui para visitar a exposição

Exposição: Um Brasil para os Brasileiros

A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960.

Esta exposição tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com a colaboração de uma equipe externa e autônoma ao IMS na elaboração do projeto.

A pesquisa literária nos manuscritos inéditos da escritora é feita pela doutora em letras Fernanda Miranda. Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é resultado de um enorme esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar Carolina Maria de Jesus como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.

Conheça o Moreira Sales

O Instituto Moreira Salles é uma instituição ímpar no panorama cultural brasileiro.

Possui ativos importantes em quatro áreas: fotografia em grande escala, música, literatura e iconografia.

Também é conhecido por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Suas atividades eram apoiadas por um fundo patrimonial, inicialmente formado pelo Unibanco e posteriormente ampliado pela família Moreira Salles.

Existente em três cidades – Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste de Minas Gerais – Além de exposições, fotografia, literatura e catálogos de música, o IMS também publica regularmente a revista ZUM, uma vez a cada seis meses Sobre a fotografia contemporânea do Brasil e o mundo, veremos ensaios e ideias a cada quatro meses.

Texto, foto e fonte: IMS

Museu da língua Portuguesa- Vaga Orientadores de Público de Final de Semana