A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus é autora do livro “Quarto de Despejo”, o livro narra a história de sua vida contada no cotidiano cheia de lutas, superações e dores – ela era negra e favelada. O livro é o primeiro trabalho sobre moradores de favelas, sua repercussão despertou muitas discussões sobre a qualidade de vida das pessoas que ali viviam.
Mais tarde seu diário torna-se reportagem e posteriormente um livro que arrebata o Brasil – Quarto de Despejo. Carolina cria metaforicamente o título, baseando em explicações sobre sua condição, e retoma essa metáfora ao decorrer do livro, como por exemplo: “Eu classifico São Paulo assim: O Palácio, é a sala de visitas. A Prefeitura é sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos.” Então, a poetisa negra da favela do Canindé se torna uma grande inspiração da literatura negra brasileira.
Suas obras publicadas são:
- Quarto de Despejo (1960)
- Casa de Alvenaria (1961)
- Pedaços de Fome (1963)
- Provérbios (1963)
- Diário de Bitita (1982)
- Meu Estranho Diário (1996)
- Antologia Pessoal (1996)
- Onde Estaes Felicidade (2014)
Baixe grátis: https://www.dropbox.com/sh/e67jbpvtzxv3azi/AABpolBjwhfawXw8LbXG8Koaa?dl=0
Fonte e Foto: notaterapia
One Comment
[…] MARIA DE JESUS – Um Brasil para os brasileiros – ABERTURA: 25/9/2021 A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é dedicada à trajetória e à produção literária da […]