Tour gratuito no centro de SP conta a história do modernismo

Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna , o passeio guiado pelas antigas e novas áreas centrais da cidade de São Paulo, “Em busca dos Modernistas” conta a história da 22ª semana de comemoração de seus 100 anos. Este passeio é organizado pelo Pátio Metrô São Bento e acontece todos os sábados de fevereiro.

A Semana de Arte Moderna é um verdadeiro marco na história de São Paulo. Considerado um divisor de águas na cultura brasileira, foi organizado por um grupo de intelectuais e artistas em comemoração ao centenário da independência. A defesa de uma nova estética e o compromisso com a independência cultural brasileira tornaram o modernismo sinônimo de “novo estilo”, relacionado à produção de 22.

Realizado no Theatro Municipal de São Paulo de 13 a 17 de fevereiro de 1922, o evento incluiu uma exposição de arte na sala do teatro, além de palestras, apresentações literárias e musicais na noite dos dias 13, 15 a 17 de fevereiro. O principal papel da Semana de 22 na história da arte brasileira foi romper com o conservadorismo que imperava no mundo cultural da época.

Trajeto e Roteiro:

— Pátio Metrô São Bento
– Rua São Bento
– Pça Antonio Prado
– Rua Líbero Badaró
– Praça do Patriarca
– Largo da Misericórdia
– Viaduto do Chá
– Rua Barão de Itapetininga
– Praça da República
– Biblioteca Mário de Andrade
– Pátio Metrô São Bento

O passeio “Em busca dos Modernistas” conta a história do movimento através da arquitetura, monumentos, fotografias, poesia e literatura. Em uma caminhada que levou o público às primeiras décadas do século passado, o roteiro criou um elo entre o centro, a história de São Paulo, o movimento modernista, sua personalidade e criação artística.

Naquela época de prosperidade, a sociedade paulista mudou diante do crescimento vertiginoso, dos frutos da expansão cafeeira, do crescimento da indústria, da chegada de imigrantes e da ferrovia. O mercado de arte e arquitetura acompanhou todos esses desenvolvimentos.

Quando:

Realização: Pátio Metrô São Bento e São Paulo com Afeto
Dias: Todos os sábados de fevereiro (5, 12, 19 e 26)
Saída: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Horário: às 11 horas (retirada de senhas a partir das 10h30)
Sujeito à lotação
Duração aproximada: 3 horas
Valor: Grátis

Fonte: guiasp24h

O que foi a Semana de 22?

MASP-SUPERVISOR(A) DE MEDIAÇÃO E PROGRAMAS PÚBLICOS