Sobre o artista: Stanisław Szukalski

Stanisław Szukalski foi um escultor e pintor. Nasceu na Polônia, em 1893, e foi com a família para os Estados Unidos aos 13 anos. Desde jovem já era uma pessoa única. Assim, criou seu próprio alfabeto na escola para terror dos professores. Ainda adolescente, entrou como prodígio para o Instituto de Artes de Chicago para cursar escultura. No entanto, voltou à Polônia e se matriculou na Academia de Belas Artes de Cracóvia.

Ainda que tenha se formado na instituição, Szukalski sempre teve divergências com a Academia polonesa visto que ele tinha uma visão muito mais progressista e liberal. Então, voltou aos Estados Unidos, onde passou a produzir incessante e megalomaniacamente e, assim, conquistou seu espaço no universo das galerias de Chicago.

Com a independência da Polônia em 1923, Stanisław Szukalski retornou  ao seu país de origem. Seu intuito era reviver a cultura tradicional polonesa. Dessa forma, buscava implantar nas suas produções as mitologias eslavas. Além disso, defendia o fim da Academia de Belas Artes e a substituição por uma outra instituição. Esta, portanto, não ensinaria desenho clássico e a pintura a óleo, mas, sim, a dita “pintura de memória”.

“Eles me consideram um herege, quando na verdade sou profundamente religioso, embora esta seja uma religião minha. Minha religião é o polonês.” (Stanisław Szukalski, 1954)

No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, o escultor precisou deixar a Polônia. Retornou aos Estados Unidos, e deixando para trás boa parte de sua produção. Muitas de suas obras se perderam nesse período.

A arte de Szukalski não se reduz a um único estilo. Na verdade, seu olhar artístico era um misto dos estilos com os quais teve contato, como o cubismo e o surrealismo, e a sua “pintura de memória”. Esta garante aos seus desenhos e esculturas uma particularidade imcomparável.

MAM- Vaga Auxiliar Administrativo

Breve história sobre a cidade de Itu