ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Sobre a artista: Lole

“Arte é liberdade. O que faço é colocar no papel aquilo que me liberta.” (Lole)

Carioca, mãe de duas meninas, publicitária de formação e apaixonada por doces, Alessandra Lemos, ou Lole, se tornou ilustradora como fruto de uma paixão pelo desenho. Enquanto ainda trabalhava como diretora de arte, incluía suas ilustrações nos trabalhos e acabou decidindo recomeçar na nova carreira, em 2012.

Sendo assim, as ilustrações de Lole habitam a Loleland, um espaço fantástico, cheio de texturas e de cores fortes, com um quê surrealista; provocam no observador uma imersão nos detalhes e nas narrativas que produzem. A artista cria a partir dos próprios sentimentos e emoções e, por isso, se torna ainda mais instigante para quem vê.

A maior parte das suas obras são em papel e tem como foco a aquarela, que foi o elemento que marcou a criação do universo de Lole. No entanto, usa também tinta acrílica e digital em algumas das ilustrações e, recentemente, começou a se aventurar pelo universo escultórico. Além disso, escreveu também um livro infantil com ilustrações da própria artista e foi a responsável por ilustrar e recriar os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, lançado pela Cia da Letrinhas, em 2019.

Assim, sobre o seu processo criativo, em entrevista para o Projeto Curadoria, Lole disse: “Escolho o tema e decido a forma como ele será retratado. Faço thumbnails e sketches dos escolhidos e decido qual será a técnica utilizada. O que mais gosto nesse processo de escolha do tema é que nem sempre ele é obvio para as pessoas. Muitas vezes vejo amigos interpretando um mesmo trabalho de formas completamente diferentes.”

“Imagino que não exista nada mais universal do que o particular.” (Lole)

Então, para acompanhar e conhecer mais sobre a artista, acesse o Instagram e/ou o Site.

Nicole Castilho

Read Previous

Conheça a Artista Ana Carolina Castro Silva

Read Next

IBRAM disponibiliza curso grátis: Para fazer uma exposição

Deixe uma resposta