Sesc Vila Mariana realiza festival  de contação de histórias de autores negros (grátis)

“Ananse – Festival de Contação de Histórias   e Ilustração de Autoria Negra” acontece de 12 a 16 de outubro

De 12 a 16 de outubro, o Sesc Vila Mariana recebe “Ananse – Festival de Contação de Histórias e Ilustração de Autoria Negra”. O evento tem a co-curadoria de Kiusam de Oliveira, escritora e contadora de histórias, e fundamenta-se na cultura afro-brasileira, exaltando a ancestralidade e as memórias a partir dos contos orais, da ludicidade, com a criação de imaginários afrodiaspóricos, bem como a musicalidade e a poesia. O festival gratuito é livre para todas as idades e é composto por ciclos de contação de histórias, clubinho de leitura, mesas de debates, curso, cortejo e uma feira literária. 
 
O nome do festival, Ananse, é uma referência ao símbolo Adinkra (grafismo que expressa uma palavra ou ideia) que representa o mito de um homem que, com habilidade de tecer teias, conseguiu um baú de histórias e as compartilhou com o mundo. Outros símbolos Adinkra também identificam e trazem sentido aos eixos da programação, como: “Ananse Ntontan – Festival de Contação de Histórias; “Akoma – Clubinho de Leitura”; “Osram – Leituras Poéticas”, “Pempamsie- Mesas Reflexivas”; e “Nyansapo - Mercado de Livros”. Confira abaixo a programação completa: 
 
Abertura 
“Bordando Oralidades Ancestrais: entre pontos, laçadas e correntes literárias negrorreferenciadas” 
Com Heloísa Pires Lima e Kiusam de Oliveira 
12/10, quarta, das 11h às 13h 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 

Ananse Ntontan - Festival de Contação de Histórias 
Ananse Ntontan significa “teia de aranha”, símbolo de sabedoria, criatividade e complexidades da vida. Quando contamos e ouvimos histórias, amadurecemos e virtudes como empatia, paciência, foco e resiliência podem florescer generosamente.  

O mundo no black power de Tayó 
Com Kiusam de Oliveira 
Tayó tem 6 anos e é uma menina que se ama, pois se vê através dos olhos amorosos de sua mãe. Durante um conflito na escola por conta de seus cabelos crespos, Tayó dá uma resposta encantadora. 
12/10, quarta, às 14h 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Dona Maria e o mistério da rua Hum: casos e casa da vó Lídia 
Com Magno Faria 
“Essa história não é pra criança, fio, muito assustadora, mas, já que insiste: foi você que pediu” – disse a minha vó. Eu ouvi tudo. E quero contar pra você: tem coragem pra saber deste mistério? 
12/10, quarta, às 15h 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
O anel mágico 
Com Mariana Per 
Acu e a mãe vivem no interior de Uganda. O menino resolve ajudar na renda da casa vendendo coisas diversas, porém no caminho encontra sempre alguém com algo encantador e se distrai. 
12/10, quarta, às 16h 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Encantos de princesas guerreiras negras da natureza! 
Com Lia Braga 
Oduduá e Iansã são protetoras da natureza. Orixás, que como a terra e o vento ensinam o valor e o respeito de seus desejos e segredos. Inspiração: Omo-Oba: Histórias de Princesas, de Kiusam de Oliveira. 
13/10, quinta, às 13h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Dan – O que conta o arco-íris 
Com Marina Costa 
Quando um preceito é quebrado, o mundo se desequilibra. Foi o que aconteceu depois de uma desavença entre Olodumáre e Onilê. Por isso Dan, Oxumarê, precisou entrar em ação! 
13/10, quinta, às 14h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
A princesa e a ervilha 
Com Renata Gonçalves e Ronaldo Silva Bernardes 
Nesta contação apresentaremos a multiplicidade, a singularidade, e a oralidade dos países africanos como potência ancestral, descolonizando nossos pensamentos dentro de uma estrutura racista, sobre as princesas. 
13/10, quinta, às 15h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Encantos de princesas guerreiras negras das águas 
Com Lia Braga 
Oxum e Iemanjá são protetoras das águas. Orixás, que como as águas doces e salgadas ensinam o valor e o respeito de seus desejos e segredos. Inspiração: Omo-Oba: Histórias de Princesas, de Kiusam de Oliveira. 
13/10, quinta, às 16h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Contos do príncipe 
Com Junior Dantas 
“Contos do Príncipe” é um resgate de várias lendas e mitos africanos que fazem parte da história e memória deste Continente. 
14/10, sexta, às 13h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
A Lenda da Calunga em Cordel 
Com Mari Bigio 
A Lenda da Calunga celebra o Maracatu. Materializada por uma boneca de cera e madeira, evoca nossa ancestralidade africana, representando os reis e rainhas do passado. 
14/10, sexta, às 14h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Histórias ao pé da África 
Com Lilia Reis 
Histórias da mitologia africana para reencantar a todas as pessoas, contadas e recontadas há muitos anos sobre como nasceram as estrelas e a chuva, entre outras. 
14/10, sexta, às 15h30 
Grátis | Livre 
Praça de Eventos 
 
Tirando São João de casa 
Com Inaiá Araújo 
Narra a festa de aniversário do menino João que ganha um boi de presente e o bicho desaparece mudando a vida de todas as comunidades da região. 
14/10, sexta, às 16h30 

Fonte, foto e Texto: SESC

 

Read Previous

Museu Casa Mário de Andrade celebra aniversário do escritor com programação especial

Read Next

Festival Internacional de Documentários de Moda no Cine Augusta (grátis)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *