Série “Memória do Brasil” no canal do  Centro da Memória da Eletricidade (grátis)

Sobre a série de lives “Memória do Brasil”Com curadoria do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, “Memória do Brasil: Pensando o Brasil – 200 anos de Independência” tem por objetivo fazer um trabalho de resgate da memória do Brasil no momento em que completa seus dois séculos do fim do período colonial. A proposta, segundo João Marcos Coelho é fazer uma memória histórica, cultural, artística, antropológica, social, econômica. As lives são transmitidas sempre às terças-feiras, às 15h, no canal da Memória da Eletricidade no Youtube.
– Vamos fazer uma viagem no tempo, por meio de conversas que refaçam, de modo leve, porém rigoroso, os modos pelos quais o Brasil foi “pensado”, “gestado”, ”imaginado” ao longo dos últimos 200 anos – explica o curador. – Vamos conversar com intelectuais, pensadores, historiadores, sociólogos, antropólogos, que realizaram a proeza de explicar, ou, ao menos tentar, o país independente no qual vivemos há dois séculos.


Ao todo, serão 28 programas semanais, divididos em três temporadas:


“O Brasil no século XIX – O nascimento e os cem anos de institucionalização do país”8 lives, entre 5 de abril e 24 de maio.

“O Brasil no século XX – Os cem anos em que tomou forma a identidade nacional em todos os sentidos: cultural, artístico, político, econômico, social”12 lives, entre 7 de junho e 20 de setembro

“O Brasil no século XXI – Um olhar do presente antenado para o futuro: atores decisivos falam sobre o presente e tateiam os próximos anos para o país8 lives, entre 4 de outubro e 29 de novembro

Todos os bate-papos de “Memória do Brasil: Pensando o Brasil – 200 anos de Independência” estão disponíveis no canal da Memória da Eletricidade no Youtube.

Confira a programação de maio da série “Memória do Brasil: Pensando o Brasil – 200 anos de Independência”:


10 de maio – “Classes dominantes no Brasil Império”Convidado: Rodrigo Goyena Soares (historiador da USP)


17 de maio – “O Brasil de Dom Pedro II”Convidado: José Murilo de Carvalho (historiador e cientista político)


24 de maio – “O Brasil de Rondon”Convidado: Larry Rohter (jornalista e escritor)Estadunidense, ex-correspondente no Brasil do jornal “The New York Times” e autor do livro “Rondon, uma biografia”.


31 de maio – “O Brasil de Gilberto Freyre”Convidado: Maria Lúcia Pallares-Burke (historiadora)

Fonte, foto e Texto: Memória da Eletricidade

Read Previous

MARGS convida para abertura da exposição: Presença Negra (grátis)

Read Next

Auxiliar e Leitura e Pesquisa/Ensino Médio- Fábrica de Cultura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.