ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu da Pessoa e BNDES realizam Seminário Internacional Futuro da Memória

Qual o futuro da memória?

As novas tecnologias vêm reorganizando as formas de vida em âmbito público e privado, nos desafiando a pensar novos papéis da memória no futuro. Qual o impacto dos avanços tecnológicos nas técnicas de registro, preservação e compartilhamento de memórias pela sociedade?

O que serão os museus no século XXI? E qual será o papel da cultura, da educação, da economia e das novas tecnologias para moldar as memórias pessoais e coletivas?

Abordando questões relacionadas à memória ontem, hoje e amanhã, o Seminário Internacional Futuro da Memória propõe palestras, mesas de debate e oficinas temáticas, convidando membros de instituições públicas, privadas, organizações do terceiro setor, pesquisadores e público em geral para participarem ativamente da construção do conhecimento nos campos de memória, cultura, tecnologia social e acervos virtuais.

O evento traz ainda os resultados obtidos pelo Museu da Pessoa com a implementação de um vasto programa de inovação, fortalecimento e consolidação do seu acervo, graças à inestimável parceria firmada entre a instituição e o BNDES. 

A programação conta com destaques internacionais, trazendo ao público uma palestra exclusiva com o Prêmio Nobel de Literatura de 2006, o escritor Orhan Pamuk. Seu Museu da Inocência é uma proposta original dentro do campo da conservação e representação histórica, partindo de uma proposta fictícia para registrar usos e costumes da Turquia entre 1970 e 2000. 

As mesas e oficinas trazem temas fundamentais ao debate sobre memória no século XXI como inovação social, desenvolvimento local, cultura e economia criativa, acervos digitais, voluntariado e metodologia de entrevistas. 

Com as mudanças e avanços acontecendo cada vez mais rápido, o evento procura apontar novos caminhos para o resgate das experiências em âmbito público e privado.

O Seminário é uma realização do Museu da Pessoa e BNDES, com o apoio do Itaú Cultural e parceria institucional do ICOM – International Council of Museums e Editora Companhia das Letras.

Confira no site do Museu da Pessoa a programação completa e inscreva-se!

Serviço

Seminário Futuro da Memória

Evento gratuito e online

17/nov (das 11h às 19h) e 18/nov (das 9h30 às 15h30)

Museu da Pessoa

Read Previous

Conheça os parangolés de Oiticica

Read Next

Uma palavra ou duas sobre Marie Curie

Deixe uma resposta