Semana dos Museus da UFPel 2021: Recuperar e Reimaginar

A Semana Nacional dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram, que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana dos Museus. – Ibram.

Esse ano, o tema escolhido para nortear a Semana, foi “O futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Partindo desse tema, inúmeras instituições acadêmicas, museológicas e culturais desenvolveram atividades (esse ano de forma online, devido a pandemia de Covid-19), que buscam de diferentes formas conscientizar, atualizar e promover um debate sobre o assunto.

Entre essas instituições, a Universidade Federal de Pelotas –UFPel, organizou O Seminário da Semana dos Museus da UFPel, que tem sido realizado pela Rede de Museus da Universidade, desde 2017. Este ano, o evento será realizado de 18 a 21 de maio, e contará com palestras e comunicações de trabalhos. Além de Mesas-redondas, exposições virtuais, projeções de imagens e jogos interativos.

Local: webconf.ufpel.edu.br/b/jos-d2a-66k

Veja o cronograma das apresentações de trabalho em wp.me/p8I7ve-v2.

Além do Seminário, a programação tembém conta com a Sessão inaugural do Podcast “MusealizAÇÃO”, do MUARAN. Antes da Pandemia, o Museu Arqueológico e Antropológico da UFPel (MUARAN/UFPel) promovia oficinas em escolas, mantinha parcerias estratégicas, e realizava exposições de curta duração em praças e outros espaços públicos.

“Com a necessidade de manter o isolamento social, na edição deste ano da Semana dos Museus, o MUARAN vai se valer da parceria com o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som da UFPel (LEPPAIS/UFPel) para lançar a primeira edição do Podcast MusealizAÇÃO, uma tentativa inovadora de transformar em áudio o contato com as áreas de Arqueologia, Antropologia, Museologia e Conservação Arqueológica para além do mundo universitário.

Qualquer pessoa interessada poderá ouvir, refletir sobre, e comentar temas e discussões de amplo interesse, participando assim de uma nova maneira de agir colaborativamente em prol da preservação.” – A UFPel.

Data: A partir de 17 de maio de 2021

Local: Site e Facebook do MUARAN

_____________________________________

Para saber mais sobre o Coletivo Akangatu, e o Projeto Click Museus e nossa equipe, basta clicar aqui!

“Aqueles (In)visíveis” terá visitas virtuais nas plataformas da Casa Fiat de Cultura

Acervo dos Palácios do Governo do Estado de SP abre exposição virtual “Mulheres Modernas”