Por: Vanessa Spinosa
O Museu do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai participar da Semana Nacional de Museus, depois de um longo tempo fechado e inativo. A proposta do IBRAM este ano trouxe, a partir do tema “O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, novo ânimo para a equipe pensar em si e em sua comunidade. Por isso, durante os dias 17 a 21 de maio, a proposta é alcançar a sua própria região e conversar, para reimaginar um futuro para os museus.
A programação está enxuta, mas pensada em agregar os pontos de memória locais e trocar experiências para que todas as instituições museais possam recuperar a importância de suas existências em nossa sociedade. Contaremos com um diálogo propositivo de três mesas virtuais e três oficinas que visam, justamente, estimular a comunicação, a arte e a educação como vetores da mobilização da comunidade para com os museus.
Cada mesa contará com uma temática que dialoga com a essência do Museu do Seridó: o seu passado e memória, a sua pertinência como ponto de cultura para o turismo e a necessidade de projetar o seu próprio sonho-futuro, que é a sua reforma e (re)abertura física. As oficinas visam incentivar que os museus menores se engajem no mundo virtual, pois traremos a nossa experiência com as mídias digitais de forma sistemática para as pessoas interessadas; e também estimular que as pessoas da comunidade registrem as suas próprias histórias e refinem suas técnicas a partir da fotografia digital em um smartphone, por exemplo. Ainda, focados na vocação de um museu universitário, que é a formação e educação, terá uma oficina sobre a elaboração de jogos, pensados como uma imersão criativa para o público infantil.
As inscrições estão abertas a partir do dia 12 de maio de 2021, no sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (sigaa.ufrn.br) e qualquer pessoa interessada poderá acompanhar as mesas pelo Youtube do Museu do Seridó.
Comentários