Referência aborda sobre o feminismo negro

Na obra: Pequeno manual antirracista (RIBEIRO, 2019), afirma que devemos aprender com a história do feminismo negro, que nos ensina a importância de nomear as opressões, já que não podemos combater o que não tem nome. Dessa forma, reconhecer o racismo é a melhor forma de combatê-lo. Simone de Beauvoir em referência a Stendhal autor que atribuía humanidade à suas personagens femininas, dizia que um homem que enxergasse a mulher como sujeito e tivesse uma relação de alteridade para com ela poderia ser considerado feminista.

Esse mesmo raciocínio pode ser usado para pensar o antirracismo, com a ressalva de que sobre a mulher negra incide a opressão de classe, gênero e de raça, tornando o processo ainda mais complexo. Podemos assim compreender que em nossa sociedade as mulheres negras sofrem duplamente, tanto pela opressão do racismo, quanto pelo machismo.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA CONTRATA BIBLIOTECÁRIO (A)

Museu de Limeira realiza I Seminário Documentação & Conservação de Acervos Culturais