Museu da Pessoa, Histórias de Ter.a.pia e o Núcleo Museu da Pessoa Vozes Daqui de Parelheiros se reúnem em evento online e gratuito sobre o potencial das histórias de vida nas redes sociais

A mesa redonda, que está com inscrições abertas, é uma iniciativa da Rede de Núcleos Museu da Pessoa.

No dia 10 de julho, quarta-feira, às 18h, o Museu da Pessoa, promoverá o encontro online e gratuito “Potencial de histórias de vida nas redes sociais”. As inscrições, limitadas ao número de vagas, podem ser feitas neste formulário

A mesa redonda tem como objetivo o compartilhamento de experiências entre os convidados – Lucas Galdino (Histórias de Ter.a.pia), Gabriel Razo (Núcleo Museu da Pessoa Vozes Daqui de Parelheiros) e Isadora Catem (Museu da Pessoa) – sobre o uso das redes sociais a partir de conteúdos pautados em experiências humanas. Realizado no Google Meet, o evento abordará também os impactos e desdobramentos de estratégias que envolvam histórias de vida nas redes sociais.

Com mais de 30 anos de atuação, o Museu da Pessoa reúne um acervo de mais de 18 mil histórias de vida e tem trabalhado para torná-lo cada vez mais acessível para o público. As redes sociais têm assumido um importante papel nesse contexto: apenas em 2023, o Museu da Pessoa alcançou mais de 12 milhões de pessoas pelas redes.

Os convidados também acreditam no potencial de histórias reais transformarem o mundo. O canal Histórias de Ter.A.Pia, criado em 2018, já é o maior canal brasileiro de contação de histórias. Com mais de 400 histórias, o projeto já lançou um livro e podcasts. Seu alcance nas redes sociais soma mais de 114 milhões de contas, com uma comunidade engajada. No bate-papo, o canal será representado por Lucas Galdino, um de seus fundadores.

Com a crença de que narrar histórias, contar vivências, acessar informações e ser escutado faz parte do exercício da cidadania, o Núcleo Museu da Pessoa Vozes Daqui de Parelheiros, é um projeto de Comunicação Comunitária desenvolvida com a comunidade de Parelheiros e coordenado pelo IBEAC e CPCD, organizações sociais atuantes no território. Com atividades desde 2020, e tendo se tornado um Núcleo Museu da Pessoa em 2022, o coletivo desenvolveu dois produtos de comunicação comunitária: o jornal digital “Vozes Daqui: de Parelheiros Para o Mundo” (6 edições) e o podcast “Vozes Daqui de Parelheiros” (68 episódios).

Marcela Lanza Tripoli, coordenadora de Colaboração do Museu da Pessoa, detalha a escolha do tema da mesa: “As histórias de vida têm o poder de mudar o jeito de uma pessoa ver o mundo. Trabalhar com essas narrativas nas redes sociais é uma excelente forma de atingir todo o potencial dessas histórias.”

Além de promover o encontro entre as instituições, o evento marca o início do novo período de inscrições para o Programa da Rede de Núcleos do Museu da Pessoa, voltada para grupos interessados em participar de uma rede que reúne representantes de empresas, ONGs, coletivos, movimentos e instituições de ensino unidos em prol de um propósito comum: promover a escuta e valorizar as experiências humanas como parte da memória do país. Por meio da Rede, os grupos têm acesso a trocas e a conhecimentos que contribuem para alavancar seu impacto em contato com as melhores práticas do registro e da disseminação de histórias de vida.

O Programa estará com inscrições abertas entre os dias 10 de julho e 30 de agosto através deste link

Mesa aberta “O potencial de histórias de vida em redes sociais”
📅
Data: 10 de julho