PORTAL GRANDE SERTÃO
O Portal Grande Sertão, inaugurado em Cordisburgo na Praça Miguilim em 27 de junho de 2010, data em que Guimarães Rosa completaria 102 anos de vida, constitui importante obra artística através da qual a população cordisburguense presta mais uma homenagem ao filho ilustre de sua terra. Concebido e elaborado pelo artista plástico Leo Santana, o monumento “marca a entrada do sertão mineiro” e faz referência àquela que é considerada a grande obra-prima do escritor, o livro Grande Sertão: Veredas que em 2021 está completando 65 anos. Lançado em 1956, o terceiro livro de Rosa narra o amor proibido do personagem Riobaldo por seu amigo Diadorim, em meio ao sertão dominado pela luta entre fazendeiros e jagunços. O lançamento da obra causou grande impacto no cenário literário nacional, acarretando, inclusive, sua tradução para outros idiomas.
As obras Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, publicada também no início de 1956, tiveram influência direta da viagem empreendida por Guimarães Rosa em 1952. Nesta viagem, que durou dez dias, Rosa e uma Comitiva constituída de oito vaqueiros encarregaram-se do transporte de uma boiada que partiu da Fazenda Sirga, em Três Marias, com destino à Fazenda São Francisco, no município de Araçaí, tendo Cordisburgo como ponto de passagem.
As sete esculturas de bronze do Portal Grande Sertão, além da escultura de um cachorro, foram feitas por Leo Santana e inspiradas na viagem da década de 1950. O monumento retrata seis dos oito vaqueiros integrantes da Comitiva e o escritor Guimarães Rosa, a figura de pé atrás dos cavalos e que traja terno e gravata borboleta. Especula-se, porém, que o vaqueiro que tem o corpo voltado em direção ao escritor seja, na verdade, outra representação de Rosa, alusiva à famosa fotografia de Eugênio Silva tirada durante a viagem.
INFORMAÇÕES:
Museu Casa Guimarães Rosa – Avenida Padre João, 744, Cordisburgo/MG – CEP: 35780-000
E-mail: museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br
Instagram: instagram.com/museuguimaraesrosa
Facebook: facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg
Youtube: youtube.com/c/MuseuCasaGuimarãesRosa
One Comment
[…] música, literatura popular, vida do povo do campo, cantigas e sotaques. A ampla categoria que o sertão foi dada parece dar pistas sobre sua natureza […]