ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Poesia completa de Fernando Pessoa para download

O portal Domínio Público disponibilizou para download gratuito as poesias de Fernando Pessoa. O acervo não se encontra em ordem cronológica e possui algumas edições repetidas. Porém, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta. 

Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português.Além disso, é o mais conhecido  poeta português! Pessoa foi um grande criador de personagens. Mais do que meros pseudônimos, seus heterônimos foram personagens completos, com biografias próprias e estilos literários díspares.

Caso você tenha ficado curioso para conhecer mais sobre Fernando e seus personagens, é só clicar nesse link e se divertir muito nessa quarentena:  Toda a obra poética de Fernando Pessoa para download

Quem foi?

Fernando Antonio Nogueira Pessoa é um dos mais importantes escritores e poetas modernistas de Portugal. Além de poeta, foi também crítico literário, jornalista, publicitário, ensaísta, comentarista político e tradutor. Destacou-se por criar um sinônimo. Suas duas grandes obras são: Mensagem (1934) e Livro do Desassossego (1982)

Biografia resumida

Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.

Fernando Pessoa foi morar, ainda na infância, na cidade de Durban (África do Sul), onde seu pai tornou-se cônsul. Neste país teve contato com a língua e literatura inglesa. 

Adulto, Fernando Pessoa trabalhou como tradutor técnico, publicando seus primeiro poemas em inglês. 

Em 1905, retornou sozinho para Lisboa e, no ano seguinte, matriculou-se no Curso Superior de Letras. Porém, abandou o curso um ano depois. 


Pessoa passou a ter contato mais efetivo com a literatura portuguesa, principalmente Padre Antônio Vieira e Cesário Verde. Foi também influenciado pelos estudos filosóficos de Nietzsche e Schopenhauer. Recebeu também influências do simbolismo francês.

Em 1912, começou suas atividades como ensaísta e crítico literário, na revista Águia

No ano de 1916, fundou a revista Orfeu. Em 1924, fundou a revista Atena.

A saúde do poeta português começou a apresentar complicações em 1935. Neste ano, foi hospitalizado com cólica hepática, provavelmente causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. Sua morte prematura, aos 47 anos, provavelmente aconteceu em função destes problemas, pois apresentou cirrose hepática.

Biografia: sua pesquisa

Foto de capa: amenteemaravilhosa

Sammya Dias

Read Previous

Como visitar museus com a quarentena?

Read Next

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo á Cultura

Deixe uma resposta