Plano de Aula – Museu Hassis

Pixabay

Nome do Plano: Desbravando o Mundo de Hassis

Série: Ensino Fundamental 2

Recursos necessários: Imagens variadas das obras de Hassis, Máquina fotográfica, prancheta, cadeira de praia, papel para aquarela, lápis 2B, tinta aquarela, pincéis de tamanhos diferentes para aquarela, pote com água para lavar o pincel, pano para limpar o pincel, godê e diferentes cores de aquarela.

Duração: uma aula

Objetivo específico: Conhecimento do artista e suas obras e introdução à aquarela

Desenvolvimento:

Após todos os alunos se encontrarem no Museu Hassis, será entregue a cada um uma imagem diferente de documentos em exibição do acervo da instituição, como cartas, fotos, troféus, camisetas, desenhos, catálogos, entre outros objetos que narrem fatos da história do museu.

Então, os alunos deverão andar pelo museu e encontrar o documento representado pela imagem que recebeu, devendo através de foto seu feito.

Em seguida deverá ser realizada uma visita guiada e os alunos terão a oportunidade de conhecer Hassis e suas obras.

Após a visita será feita uma caminhada pela orla de Itaguaçu onde Hassis vivia e produzia suas obras.

Sentados na cadeira de praia e com papel, prancheta e lápis, os alunos farão um rápido esboço da vista que Hassis via todos os dias, para em seguida iniciarem a técnica de aquarela.

Antes da atividade, os alunos devem tirar uma foto do que será desenhado e aquarelado, pois caso não conseguirem acabar a tempo a atividade, poderão consultar posteriormente a foto, permitindo a finalização da aquarela.

UFRGS disponibiliza para download Arquitetura de Museus

CCBB Brasília reabre com exposição da artista plástica Chiharu Shiota