O que é Mediação em Arte?

Você provavelmente é alguém que gosta de arte, seja em sua forma estética clássica e tradicional, ou mesmo em formatos mais novos e provocativos. Mas você sabe o que é mediação em arte?

Este é um conceito bastante importante dentro do mundo cultural e principalmente para o mundo museológico. Sendo assim, hoje nós do Click Museus traremos uma breve explicação do conceito para que você entenda a sua base.

Vamos conferir?

O que é Mediação em Arte?

Primeiramente é importante dizer que o conceito de mediação na arte tem como objetivo ligar o objeto de estudo a um público específico. 

Neste caso, um mediador entra em cena como alguém que trará informações sobre uma determinada peça ou obra de arte para trazer o conceito por trás dela. 

Além disso, o trabalho envolve trazer informações relevantes sobre o autor e o período, para que o público possa se conscientizar do contexto em que a obra foi criada.

Embora os mediadores normalmente sejam pessoas com especializações e referências fortes em seus campos de trabalho. Cada vez mais este campo tem sido tomado por pessoas que às vezes têm no máximo uma graduação completa.

Isto é possível graças a avanços com a internet e plataformas de vídeo acessíveis como por exemplo o Youtube.

Entretanto, um ponto muito enriquecedor desta experiência é abrir o tema para debate. Desta forma, os diferentes conhecimentos e pontos de vista podem se juntar para entregar uma visão mais profunda e impactante das mesmas obras.

A construção de novos conhecimentos, e a desconstrução de antigos, podem ajudar a entregar novos saberes em uma fórmula geral.

Então por hoje é isso, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o que é mediação em arte. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre o tema, sem problemas.

Estamos à disposição para ajudar nos comentários.

Até a próxima!

Read Previous

Conheça a performance Rhythm: a mais famosa de Abramovic

Read Next

Os museus e as temporalidades

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.