As 5 obras mais conhecidas de Caravaggio

E aí, você conhece Michelangelo Merisi? Mas provavelmente conhece Caravaggio, que é o pseudônimo deste mesmo pintor italiano com uma incrível listagem de obras incríveis.

O nome veio da aldeia em que ele nasceu, mas o legado que ele teve é mundial e extremamente duradouro.

Vivendo em uma época de transição entre os séculos XVI e XVII, este foi um dos pioneiros do movimento barroco e trouxe pontos incríveis para a realização da arte mundial.

Sendo assim, nós do Click Museus fizemos um resumo dos seus principais trabalhos que você pode conferir aqui.

Obras mais conhecidas de Caravaggio

Fizemos aqui uma pequena seleção de 5 obras, mas o legado de Caravaggio é muito maior do que isso. Então, se quiser conhecer um pouco mais basta entrar em contato através dos comentários, ok?

Em breve podemos criar uma parte 2 com mais indicações incríveis!

1 – Cesto di frutas

Este é um dos quadros mais impressionantes do artista, embora seja feito com uma proposta bastante simples.

Não se conhece a data exata dela, mas provavelmente foi feita próxima à virada do século. Foi uma provável reação à escola maneirista que trazia regras ligadas às proporções e harmonias das obras.

A ideia era representar a natureza morta e criar um ambiente de tensão.

2 – Narciso

Outra obra que provavelmente remete ao mesmo período, este quadro traz uma representação de uma passagem importante da mitologia grega.

Mostra o jovem que era tão vaidoso que se apaixonou pelo seu próprio reflexo. Hoje o quadro pode ser visto na Galeria Nacional de Arte Antiga, em Roma.

3 – A cabeça da Medusa

Um dos quadros mais famosos na cultura popular, vemos o resultado da batalha de Perseu e a Medusa, uma das três górgonas.

Realmente um quadro impressionante em uma cena que causa repulsa pela violência ao mesmo tempo em que mostra uma grande riqueza de detalhes.

4 – Baco

Hoje este material se encontra em Florença, na renomada Galeria de Uffizi. Sendo uma representação do deus grego do vinho, Baco.

Além de ser um quadro que mostra a obra e estilo do autor, é também recheado de detalhes, como por exemplo a bochecha rosada que entrega um visual de alguém já embriagado.

É sem dúvida uma das obras mais conhecidas de Caravaggio.

5 – Judite e Holofernes

E a nossa última referência está sobre a que retrata uma passagem bíblica do antigo testamento onde a viúva Judite seduz o general Holofernes e o mata.

É uma cena de vingança em que uma mulher toma um ato escandaloso para libertar seu povo. Sendo um visual bastante brutal e que choca qualquer espectador.

Foi um material encomendado por um banqueiro famoso da época, mas conta ainda assim com grande parte do toque do autor.

Confira a obra neste link.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas te ajudem a conseguir bons resultados. Qualquer outra dúvida ou indicação estamos à disposição para te trazer nos comentários.

Até a próxima!

SEBRAE oferta mais de 100 cursos online e gratuitos com certificado

Pinacoteca de São Paulo – Conheça Aqui

One Comment

• Sou médico e psicanalista.