O recém-inaugurado Museu da Rádio Nacional

Na última terça-feira, dia 3 de agosto, foi inaugurado na Lapa, tradicional bairro carioca, o Museu da Rádio Nacional. Em 2012, a Rádio deixou o Edifício A Noite, considerado o primeiro arranha céu da América Latina e construção marcante da Art Déco brasileira, que foi sua sede por 76 anos, instalando-se, portanto, na sede da TV Brasil onde permanece até hoje e onde localiza-se a instituição museal.

Vídeo de inauguração do Museu da Rádio Nacional

O Museu da Rádio Nacional

Sendo assim, o espaço expositivo do museu é composto pelo acervo original da emissora, fundada em 1936, que completa 85 anos em setembro deste ano. Dentre os objetos expostos, destacam-se fotografias, prêmios recebidos, roteiros de programas e revistas publicadas; além disso, há diversas menções aos famosos programas de auditório dos quais participaram nomes como Ataulfo Alves, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Luiz Gonzaga.

O Museu da Rádio Nacional conta com uma réplica do estúdio utilizado na gravação da primeira radionovela do país, “Em Busca da Felicidade”, que foi ao ar em 1941. Além do pioneirismo em radionovelas, foi também em radio jornalismo com o programa chamado “O Repórter Esso”. Este foi teve como inspiração o programa estadunidense “Your Esso Reporter” e se auto denominava, então, “a testemunha ocular da história”.

“Na Rádio Nacional, a cultura e a arte são notícia. A educação para a arte e a arte na educação. Estilos e ritmos musicais. Agenda cultural e entrevistas com artistas nacionais e populares. Toda a diversidade e a riqueza da cultura nacional. O Brasil e suas expressões nas ondas do rádio.”

Site oficial da Rádio Nacional

A visitação presencial ao Museu da Rádio Nacional segue suspensa, apesar de já ter sido inaugurado. No entanto, será possível, em breve, realizar uma visita virtual através do site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é só clicar nesse link.

Rádio Nacional entra no ar no Rio de Janeiro – efemérides do éfemello
Fotografia de inauguração da Rádio Nacional, em 1936.

Fontes: Agência Brasil e Efemérides do Éfemello

MASP e Studio3 Cia. de Dança apresentam ‘SAMBA’