O que é patrimônio imaterial?

A discussão sobre patrimônio por muito tempo foi pautada somente em relação a coisas materiais. Mas o debate mudou recentemente, e uma nova forma de olhar o tema surgiu. E você sabe o que é patrimônio imaterial?

Hoje, nós do Click Museus, estamos aqui para trazer orientações importantes sobre este tema crucial para a cultura e história da humanidade.

Vamos conferir?

O que é patrimônio imaterial?

Como o próprio nome já traz, a ideia de um patrimônio imaterial traz exatamente um contexto cultural. Algo que não pode ser tocado, mas que marca a história ou identidade de um local ou povo.

Nesta definição vale a pena indicar fatores como por exemplo a maneira de preparar alimentos, artes cênicas, plásticas, músicas e até mesmo lúdicas em geral.

Tudo o que mostra uma identidade cultural de uma comunidade, marcando o que seria um patrimônio cultural, é sem dúvida nenhuma um patrimônio imaterial.

Alguns exemplos curiosos que podemos citar no Brasil mesmo são o pão de queijo e as festas folclóricas, como o Bumba Meu Boi.

Ambos marcam uma cultura diretamente ligada a costumes, sejam eles para algum tipo de celebração ou mesmo para a alimentação típica da região.

Origem do conceito

Saber o que é patrimônio imaterial é simples, mas vamos pincelar um pouco sobre o seu estabelecimento.

O conceito se tornou algo parte do nosso estado através da constituição de 1988. Onde nos artigos 215 e 216 é possível encontrar o reconhecimento da existências de bens culturais e que podem ter tanto natureza material como imaterial.

Lembrando que em casos como o pão de queijo e outras comidas típicas, o prato em si, pronto, não é o patrimônio. Mas sim a receita e seu modo de fazer, levando em conta até mesmo os instrumentos tradicionais.

Por hoje é isso, mas você gostou de saber o que é patrimônio imaterial? Então nos siga para receber mais conteúdos incríveis como este.

Até a próxima!

Foto de Capa: Wikimedia

Pinacoteca disponibiliza almanaque gratuito para crianças

A arte em ensaios do escritor Julian Barnes