O que é o COFEM e o COREM?

O que é o Conselho Federal de Museologia – COFEM?
Conselho Regional de Museologia

O COFEM é o órgão regulamentador e fiscalizador do exercício da profissão de museólogo criado pela Lei 7.287 de 18 de dezembro de 1984 e regulamentado pelo Decreto 91.775 de 15 de outubro de 1985. A sede do COFEM é itinerante, ou seja, instala-se na cidade onde reside o presidente do órgão. A diretoria é formada pelos Conselheiros Federais eleitos pelos museólogos nos Conselhos Regionais, para representá-los no COFEM.

As ações do COFEM se executam pelos COREMs – Conselhos Regionais de Museologia. Atualmente existem cinco Conselhos Regionais que cobrem todo o território nacional e atuam em prol da profissão e do profissional Museólogo.

Através de Resoluções da Diretoria, que se reúne em Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, são tomadas decisões e traçados os rumos do exercício e da fiscalização profissional do museólogo, cujos direitos e deveres estão previstos em lei e no seu Código de Ética. Além de desempenhar suas funções como órgão de classe, o COFEM desenvolve atividades que visam à integração de todos os profissionais que atuam nos museus.

Regimento interno: http://cofem.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/05/REGIMENTO-INTERNO-2018.pdf

O que é o Conselho Regional de Museologia – COREM?

O COREM é um órgão de registro profissional e de fiscalização do exercício da profissão de museólogo, com abrangência em todos os estados do Brasil, e se divide em 5 conselhos, esses que abrangem as cinco regiões brasileiras. Que são:

1ª Região: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia (sede), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe
2ª Região: Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro (sede)
3ª Região: Rio Grande do Sul (sede)
4ª Região: Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo (sede), Rondônia e Tocantins.
5ª Região: Paraná e Santa Catarina (sede)

Suas finalidades e competências: https://corem2r.org/finalidade-e-competencias/

https://cofem.org.br/
http://cofem.org.br/about/quem-somos/sistema-cofem-corem/

Sabrina Nunes

Read Previous

A fotografia de Mario Cravo Neto no IMS – SP

Read Next

Ultima semana da exposição: A opulência da Arte Popular Brasileira

Deixe uma resposta