ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

O que é Muralismo? [Tudo sobre o Movimento]

O que é Muralismo? Quando se estuda a história da arte, uma das grandes surpresas é que grandes movimentos e acontecimentos estão sendo escritos nos nossos dias. Mas mesmo aqueles do século passado ainda são expressivos e numerosos.

Hoje, nós do Click Museus gostaríamos de trazer um assunto bastante interessante sobre um dos movimentos mais importantes da história contemporânea, que é o muralismo.

Vamos conferir?

O que é Muralismo?

O movimento do muralismo é uma expressão de um processo de transformação do país que se iniciou no início do século XX. Neste momento, o mundo todo estava sendo abalado por eventos de grandes proporções e causando instabilidade social.

Primeiramente houve a primeira guerra mundial, que mesmo tendo a maior parte de sua extensão ocorrido na Europa, os danos econômicos se espalharam pelo mundo.

Em segundo lugar, temos também a grande depressão que causou um verdadeiro caos e insegurança para a população, principalmente as classes mais baixas.

O México, sendo o palco principal do movimento, acabou sendo bastante afetado e contava com o agravante de seu governante, Porfírio Dias. Sua péssima gestão e regime opressor obrigou a população a gerar uma revolta social.

Neste momento, grande parte dos intelectuais da classe artística se reuniu neste movimento de criar artes em muros. Daí a resposta para a pergunta “O que é Muralismo?”.

Entretanto, o grande impulso veio na troca de poder, onde Álvaro Obregón acabou liberando verbas para a arte. Este patrocínio em parte foi responsável pela contratação do Dr. Atl, que então criou uma maneira de expressar a arte e o conhecimento social e político de uma maneira que até as pessoas mais simples pudessem aprender.

Considerações finais

Como você pode ver, a arte também é um veículo de informação e criação de revoluções e conhecimentos importantes para a consciência da sociedade.

Mas e aí, conseguiu entender o que é muralismo? Então deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões.

Até a próxima!

Click Museus

Read Previous

Instalação com mais de 9 mil balões na AV: Paulista

Read Next

Exposição recupera a memória da ditadura brasileira

Deixe uma resposta