Quem já passou a visitar museus, ou mesmo se interessou pela arte da preservação da história, provavelmente se esbarrou com o termo curador em algum momento. Mas você sabe o que é Curadoria?
Hoje, nós do Click Museus estamos aqui para entregar uma série de informações relevantes para mostrar de maneira prática e tranquila o que é uma curadoria. Além de garantir que você entenda um pouco mais sobre a importância do trabalho e preservação da história.
O que é Curadoria?
Antes de mais nada, o trabalho do curador está diretamente ligado a locais que possuem exposições ou preservações de materiais importantes. Como por exemplo museus, galerias de arte e fundações em geral.
Os museus, por definição, preservam antes de mais nada o acervo do local. Mas também é sua função catalogar todos os itens e decidir como será sua apresentação e posicionamento de cada obra apresentada no mercado.
Ele também estará a todo momento ajudando na supervisão da exposição, garantindo que as coisas estejam devidamente posicionadas.
As especializações diretas de um curador são relacionadas à filosofia, história da arte ou estética. O profissional que atua como um curador tradicionalmente precisa entender do assunto da exposição que estará à mostra, além de entender sobre o trabalho geral.
Por isso, é muito comum que a graduação destes profissionais seja de um bacharelado em história, mas com uma especialização na área da curadoria, junto a uma outra relacionada ao que será exposto.
Outro ponto relevante é que curadores podem ser escolhidos para um âmbito público ou privado. Dependendo da instituição que cuida do acervo em si.
Os curadores também são responsáveis por manter um processo contínuo de pesquisa e diálogos com o público. Facilitando o acesso à informação e à cultura.
Então por hoje é isso, esperamos que você tenha aprendido sobre o que é Curadoria. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, estamos à disposição para ajudar nos comentários, ok?
Até a próxima!
Comentários