O isolamento social afeta a produção científica

A pandemia causada pelo fenômeno COVID-19, vem provocando diversas mudanças no âmbito social, cultural, educacional e principalmente na saúde. A sociedade brasileira, imersa a problemas outrora a situação de pandemia cito violência, homofobia, racismo, feminicídio, dentre outros, como se não bastasse, o isolamento social em decorrência da pandemia aprofunda ainda mais as desigualdades existentes.

Pesquisas recentes mostram que o isolamento afetou a produção científica, as mulheres estão produzindo bem menos em relação aos homens, no começo do ano, 40% dos artigos submetidos tinham mulheres na autoria, agora este percentual cai para 28%; isso acontece devido ao fato de que muitas mulheres estão sobrecarregadas com os serviços domésticos.  A violência de gênero também se agrava, o isolamento não é a causa da violência, mas contribui para que aconteça, de modo que as mulheres ficam mais tempo em suas casas, sendo este o ambiente onde ocorrem os conflitos.

Baú do século 19 é encontrado na estátua de Napoleão em Paris

Museu do Amanhã promove oficina sobre autocuidado e cura por meio de plantas