‘Nheengatu App’ para Ensino de Língua Indígena no Brasil

Pesquisadora Cria ‘Nheengatu App’, o Primeiro Aplicativo para Ensino de Língua Indígena no Brasil

O Nheengatu App, lançado em outubro de 2021, é uma iniciativa pioneira no ensino da língua nheengatu, também conhecida como “língua geral amazônica”. Desenvolvido pela pesquisadora Suellen Tobler, o aplicativo oferece uma abordagem interativa para aprender a variação “nheengatu tapajowara” do Baixo Tapajós. Com exercícios de memória e áudio, o app visa revitalizar e preservar essa língua ameaçada de extinção, facilitando o aprendizado para novos falantes e fortalecendo a cultura indígena.

Desenvolvido por Suellen Tobler, pesquisadora e desenvolvedora de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e apoiado pela lei de incentivo cultural Aldir Blanc, o Nheengatu App ensina a língua indígena nheengatu, do tronco tupi e com influências do português. Inclusivo e acessível, o app funciona em qualquer navegador e dispositivo. Ele oferece uma experiência imersiva com exercícios que incluem imagens e áudios, gravados por George Borari, professor de Nheengatu. Além de educativo, o app valoriza a cultura indígena e participou da 6ª edição da Campus Party Brasília, destacando o papel da tecnologia em iniciativas antirracistas.

BAIXE O APP

Fonte: Revista Afirmativa