Museus para realizar um piquenique no Rio de Janeiro

As visitas aos museus não precisam ser só nas galerias de exposição – ainda que elas sejam incríveis. Então, você já pensou em aproveitar também a parte externa desses espaços? Pode ser uma ótima pedida para os dias de sol e, quem sabe, um piquenique com a família ou os amigos! Sendo assim, separamos X opções de museus no Rio de Janeiro para esse passeio e algumas dicas extras!

Museu da República

Os jardins do Palácio do Catete, que faz parte do Museu da república, são incríveis para um piquenique, especialmente com crianças. Além de muitas áreas de sombra, o espaço conta também com um lago repleto de cisnes e patos. A instituição tem algumas regras para a realização de piqueniques, como a proibição de fogo, jogos de bola e decorações nas árvores, mas nada que atrapalhe o passeio. O funcionamento é de terça a sexta de 10 às 17hrs e sábados e domingos de 11 às 17hrs.

Endereço: R. do Catete, 153 – Catete

Museu da República – Instituto Brasileiro de Museu
Fonte: Museu da República

Museu de Astronomia

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) fica em São Cristóvão, no antigo Observatório Nacional, pertinho da Feira de São Cristóvão. Assim como o Museu da República, também conta com um jardim externo perfeito para a realização de um piquenique. O funcionamento é de terça a sexta de 10 às 18hrs e sábado de 14 às 18hrs.

Endereço: R. Gen. Bruce, 586 – São Cristóvão

Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte: MAST

Casa Firjan

Por fim, a última sugestão é a Casa Firjan. Ela fica em Botafogo e conta com exposições, cursos, oficinas e mais inúmeras atividades. No entanto, a área externa de gramado também merece destaque! O funcionamento está sendo apenas aos sábados de 10 às 18hrs e domingos de 12 às 18hrs.

Endereço: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo

Casa Firjan polo irradiador de inovação | Firjan
Fonte: Casa Firjan

Dicas extras para o seu piquenique!

Agora que já temos várias ideias de lugares, aqui vão algumas dicas de coisas para não esquecer de levar para o seu piquenique!

• Cesta, bolsa térmica ou isopor para levar as comidas e bebidas geladinhas;
  • Toalha de mesa para forrar o chão;
  • Protetor solar, repelente, copos, guardanapos e talheres (de preferência reutilizáveis, né?);
  • Sacos para colocar os lixos;

Santa Marcelina Cultura-Vaga Auxiliar de Almoxarifado

Você já assistiu “Hae Ryung, a historiadora”?

One Comment

• O MAST não fica no “antigo Observatório Nacional”. O MAST DIVIDE o campus com o ON, que segue em operação desde 1827.

Em 2022 o ON completa 100 anos no campus de São Cristóvão.