Museu Lasar Segall disponibiliza download de documentos e fotografia (grátis)

Nesta página você pode baixar para sua leitura publicações que o Museu Lasar Segall disponibiliza ao público para download gratuito.

Museu Lasar Segall: 60 fotografias do acervo

Além da memória afetiva, as muitas fotografias que Lasar Segall reuniu ao longo da vida constituem-se em registros históricos. Revelam, por exemplo, aspectos de sua personalidade, de sua época e do meio intelectual que o artista frequentou na Europa e no Brasil.

Lasar Segall também utilizou fotografias como instrumentos de trabalho: muitas imagens fotográficas serviram de referência para a construção de obras, sendo parte constitutiva de seu processo criativo e de seu pensamento visual.

Criado pelo Museu Lasar Segall em 1981, o Arquivo Fotográfico Lasar Segall sistematizou este conjunto de imagens que, além de seu valor intrínseco, é valiosa fonte de pesquisa sobre o artista. São cerca de 5 mil fotografias colecionadas por Segall, além de cerca de duas mil imagens fotográficas que documentam obras segallianas.

Lançada em 2013, a publicação Museu Lasar Segall: 60 fotografias do acervo oferece ao público brasileiro e internacional uma mostra desta vasta coleção fotográfica, reunindo imagens representativas de suas várias temáticas com informações técnicas e textos explicativos em português e inglês.

Museu Lasar Segall: 70 documentos do acervo

A publicação apresenta documentos selecionados do Arquivo Lasar Segall, que guarda os documentos reunidos em vida por Lasar Segall e é composto por cerca de 10 mil itens, sendo importante fonte para a análise e compreensão da vida e obra do artista.

Os documentos selecionados para a publicação Museu Lasar Segall: 70 documentos do acervo evidenciam relações da vida e obra de Segall com diversos aspectos da experiência histórica coletiva, abrindo várias possibilidades de leituras e questionamentos.

CLIQUE AQUI e baixe agora.

Catálogo da exposição realizada no Museu Lasar Segall entre novembro de 2017 e abril de 2018 em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Com curadoria de Helouise Costa e Daniel Rincon, a exposição A “arte degenerada” de Lasar Segall: perseguição à arte moderna em tempos de guerra abordou a história de perseguição à arte moderna empreendida pelos nazistas e o impacto que suas ideias tiveram no Brasil, tendo a trajetória de Lasar Segall como fio condutor.

A publicação apresenta obras de Segall que estiveram entre aquelas confiscadas pela ação dos nazistas, além da documentação sobre a exposição “Arte Degenerada”. Traz ainda ensaios que analisam o contexto histórico e repercussão da exposição nazista no cenário mundial e brasileiro.

Fonte, foto e texto: Lasar Segall

Assistente Técnico de Som e Luz – Poiesis

Técnico de Produção jr – Instituto Butantan

One Comment

• SOU PESQUISADOR E CURADOR DE EXPOSIÇÕES EM JUNDIAÍ. O MUSEU POSSUI CATÁLOGO DAS EXPOSIÇÕES DO CICLO DE EXPOSIÇÕES – MOMENTO DA PINTURA PAULISTA. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PINTOR BENEDITO JOSÉ TOBIAS.
    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO.