Museu Hermitage foi salvo por Gatos

Desde o reinado da Imperatriz Isabel Petrovna, este edifício, que hoje é o maior e mais famoso museu do país, tem servido gatos. Em 1745, ela emitiu um decreto ordenando a introdução de 30 gatos de Kazan para a caça de roedores (acredita-se que os animais mais ferozes do Império Russo viviam lá).

Crédito da Imagem: greenme

Desde então, durante a invasão napoleônica, a Revolução Bolchevique e o domínio soviético, os gatos começaram a proteger as galerias de arte e adegas do palácio (o Palácio de Inverno fica a quase 20 quilômetros de distância) dos ratos. Curiosamente, reagentes químicos foram usados ​​para alvejar camundongos em momentos diferentes, mas isso não resolveu o problema. Os gatos funcionam melhor.

Em 1941, quando a Segunda Guerra Mundial bateu às portas da Rússia, objetos de valor foram evacuados do Palácio de Inverno para os Urais e o porão foi convertido em um abrigo antiaéreo.

Crédito da Imagem: Pinterest

Durante o cerco de Leningrado de setembro de 1941 a janeiro de 1944, os gatos da cidade estavam com fome, os gatos morreram de fome ou foram comidos por pessoas famintas ou outros animais. Como resultado, o porão do prédio antigo estava cheio de ratos, que espalham móveis, paredes, linhas de comunicação e espalham doenças perigosas. O museu que armazena arte no porão não está imune.

Quando os residentes de outras regiões soviéticas souberam desse problema, decidiram ajudar Leningrado (hoje São Petersburgo). Em 1943, após o levantamento do bloqueio, os primeiros gatos chegaram de Yaroslavl, o que marcou uma virada na campanha de libertação da cidade. Os gatos de Yaroslavl são considerados boas presas para ratos e, portanto, muito procurados, embora o preço de um gato seja dez vezes maior que o preço do pão, o que é extremamente escasso na cidade sitiada.

Crédito da Imagem: Pinterest

Uma das maiores origens dos gatos é o Oblast de Tyumen. Moradores de várias cidades da Sibéria enviaram gatos de estimação como ajuda adicional para proteger o Palácio de Inverno. Naquela época, após vários dias de viagem, um trem transportando 5.000 gatos das regiões de Tyumen, Omsk e Irkutsk chegou a Leningrado.

Mas o plano funcionou e os ratos do Palácio de Inverno foram exterminados. Os descendentes desses heróicos gatos siberianos ainda estão trabalhando no museu hoje. São Petersburgo também ergueu um memorial em seu nome: na rua Sadovaya, na Malásia, os visitantes cumprimentaram dois gatos de bronze Yelisei e Vassilisa.

Fonte: Russia Beyond

Acompanhe aulas de Yoga grátis no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Modelo com síndrome de Down desafia padroẽs de beleza e brilha no mundo da moda

• Minha filha vai adorar essa notícia