Museu do Pontal convida: Arraiá com Show, jogos, brincadeiras, oficinas (grátis)

Um grande festival com música, dança, oficinas e atividades o dia inteiro é o que acontecerá no “Arraiá do Museu do Pontal”,  no dia 9 de julho de 2022, com entrada gratuita, das 10h às 22h.Shows de Lia de Itamaracá e de Pedro Miranda e Forró da Gávea, além de brincadeiras, jogos, oficinas, quadrilha, comidas e bebidas típicas, vão celebrar uma das maiores manifestações populares do país. O evento comemora também o vitorioso ciclo iniciado na histórica festa julina de 2019, que marcou a grande retomada do Museu do Pontal, e que culminou na inauguração da nova sede na Barra da Tijuca, em outubro de 2021.

Lia de Itamaracá, muito ativa aos 78 anos, e considerada a mais emblemática cirandeira do país, virá de Pernambuco para o Arraiá do Pontal, assim como outros conterrâneos seus: os artistas populares Mestre Zé Borba, de Aliança, Pernambuco, e Mestre Ana Lúcia, de Olinda, Pernambuco.

A grande festa julina terá ainda Pedro Miranda e Forró da Gávea, a orquestra de viola Caipirando, com mais de 30 músicos, uma ciranda com o público e a Quadrilha Paz e Amor.

ARRAIÁ NO MUSEU DO PONTAL – PROGRAMAÇÃO
10h – Auto do bumba meu boi
11h – Apresentação das crianças das Escolas Cria com Cavalo Marinho e Vira Virou
com cânticos de lavadeiras, coco e ciranda
12h – Ciranda com o público
12h30 – Teatro de mamulengo
13h às 19h – Brincadeiras juninas com Tetê Nahas
14h – Oficina de bandeirinhas
14h30 – 14h30 – Oficina de cavalo marinho com Mestre Zé Borba de Aliança,
Pernambuco
15h30 – Roda de Coco com Mestre Ana Lúcia de Olinda, Pernambuco
16h – Orquestra de viola Caipirando
17h – Pedro Miranda e o Forró da Gávea
18h – Brincadeiras juninas com o educativo do Museu
18h30 – Quadrilha profissional Paz e Amor
19h – Quadrilha com o público
19h30 – Pedro Miranda e o Forró da Gávea
20h – Lia de Itamaracá

TRANSPORTE GRATUITO
Para facilitar o acesso ao Museu, no dia da festa vans gratuitas sairão da estação do metrô Jardim Oceânico e da Cidade das Artes. Basta chegar a um desses locais e procurar pelo orientador de público do Museu. As vans sairão a cada 15 minutos, a partir das 9h30 até 19h. Na volta as vans também estarão disponíveis até 22h.

Serviço: Arraiá do Museu do Pontal
9 de julho de 2022, das 10h às 22h
Museu do Pontal
Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes 3.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ao lado do condomínio Alphaville Residências
Quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30,
meia hora antes do horário de fechamento do Museu)
Ingressos pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/ – gratuitos ou com
contribuição voluntária
O acesso aos espaços expositivos é limitado, e para maior segurança recomenda-se o
agendamento prévio.

>>> Haverá vans gratuitas a cada 15 minutos, a partir das 9h30 até as 19h, saindo da estação do metrô Jardim Oceânico e da Cidade das Artes. Basta procurar pelos orientadores de público do Museu do Pontal, que estarão nesses dois locais. Para voltar, as vans também estarão disponíveis até 22h.

Fonte, texto e foto: Museu do Pontal

Casa Museu de Portinari oferta: Oficina de Bordado em Ponto Russo (grátis)

Caixa Cultural (SP) convida para oficina: Esculturas (grátis)