Palestra presencial
Data: 22 de março (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: Até 17/03 neste link.
O que as roupas podem nos contar sobre a história? Muito mais do que aparentam. No encontro Interpretando objetos: moda, intimidade, gênero e história, uma dupla de palestrantes mergulha no universo da moda para entender como o vestuário ajudou a moldar normas sociais, expressar individualidades e desafiar convenções de gênero.
Guilherme Domingues Gonçales traz um olhar sobre a adoção de peças tradicionalmente masculinas – como paletós, coletes e gravatas – por mulheres entre 1851 e 1911. A partir da análise de jornais e fotografias da época, o estudo reflete sobre quais mulheres adotaram essa moda, em quais contextos e quais significados essa escolha carregava. A palestra abordará os impactos dessas vestimentas nas dinâmicas sociais e corporais da época, revelando como o vestuário pode funcionar como um marcador de transformações culturais e desafios às normas de gênero.
Já Priscila Nina Ferreira apresenta sua pesquisa sobre o uso do espartilho no Brasil entre 1889 e 1929. O estudo investiga o papel dessa peça na construção da feminilidade e da intimidade burguesa no Brasil da virada do século 19 para o 20. Mais do que um item de vestuário, o espartilho esteve presente no corpo das mulheres, nas vitrines, nos anúncios publicitários e nas representações artísticas, refletindo as transformações da sociedade moderna. A palestra discute como esse artefato foi um agente ativo na definição das fronteiras entre público e privado, na ritualização do cotidiano e na normatização dos corpos femininos.
A palestra faz parte do ciclo Encontros com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais, sempre aos sábados, trazendo temas variados e novas perspectivas sobre história e cultura material.
Fonte e texto: Museu do Ipiranga
Comentários