Museu do futebol inaugura exposição: “100 anos de futebol e modernismo no Brasil”

Que relações é possível estabelecer entre Modernismo e futebol?

Como o movimento cultural que buscava a valorização de uma cultura cotidiana brasileira pode se ligar ao esporte, que também veio de fora e rapidamente se tornou popular em todas as classes sociais? Este é um dos motes motes propostos pela nova exposição 22 em Campo. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra apresenta as ligações, às vezes inusitadas, às vezes surpreendentemente diretas, entre o movimento cultural e o esporte das multidões.

que mostra como o movimento artístico e o esporte foram fundamentais na criação de uma identidade brasileira através de uma experiência multimídia e interativa.

22 “jogadores” em campo.
22 temas ligando
1922 a 2022.

São 22 módulos ilustrados por fotografias e vídeos de época, áudios históricos e outros gravados por atores interpretando texto do Modernismo que se referem ao futebol; além de criações feitas especialmente pelo designer Kiko Farkas para a identidade visual da mostra. A cenografia é de Álvaro Razuk.  

A bola, o goleiro, o jogador Arthur Friedenreich, o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, o futebol de mulheres e o estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, são alguns dos temas escalados do universo futebolístico. No time do Modernismo e da cultura, jogam Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, Mário de Andrade, o Theatro Municipal de São Paulo, o músico Pixinguinha e a tela operários, de Tarsila. Mas nesse jogo há mais de dança do que de competição, e o visitante se surpreenderá com as ligações possíveis entre os dois universos.  

Confira a programação completa no LINK

Fonte, foto e texto: Museu do Futebol

Read Previous

Exposição no CCBB SP celebra os 50 anos do Movimento Armorial (grátis)

Read Next

Analista de Captação SR – Pinacoteca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *