Mostra traz a figura da “bruxa” ao longo da história do cinema no CCBB SP ( Trailers)

Na programação, 25 filmes investigam como a figura da bruxa foi construída ao longo da história do cinema.

Sinopse:

A mostra “Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema” traz um olhar de como a figura da “bruxa” foi construída ao longo da história do cinema, de 11 a 28 de março, de forma híbrida, com sessões presenciais, debates e encontros online, no CCBB_São Paulo.

No total, 25 filmes clássicos e contemporâneos, divididos em dois eixos temáticos: de um lado, os principais estereótipos que formam o arquétipo da bruxa no cinema ocidental como “O Reino das Fadas” de Georges Méliès, entre outros. Por outro lado, a mostra apresenta contrapontos de reinvenção dessa figura, com destaque para filmes de cineastas mulheres e para uma perspectiva “decolonial”, como “Covil das Bruxas”, da ucraniana Maya Deren, o islandês “A Árvore de Zimbro“, que tem como protagonista a cantora Björk , “A Bruxa do Amor”, da americana Anna Biller, “A Dupla Jornada”, da brasileira Helena Solberg, entre outras.

**A Abertura acontece no dia 11/03, sexta, às 17h, com o clássico “Dias de Ira”, de Carl Theodor Dreyer (trailer), em sessão presencial comentada por Aaron Cutler e Mariana Shellard.

**Pra criançada, sessão especial do também clássico “O Mágico de Oz”, de Victor Fleming (trailer aqui)

A programação conta ainda com um ciclo de debates com convidados nacionais e internacionais. Destaque para a masterclass virtual, no dia 09 de abril, com a pensadora e escritora italiana Silvia Federici, autora dos livros “Calibã e a Bruxa”, “O Ponto Zero da Revolução” e “Mulheres e Caça às Bruxas”.

Programação completa: bb.com.br/cultura

Serviço:

Mostra “Mulheres mágicas: reinvenções da bruxa no cinema”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 11 a 28 de março

Ingressos: Pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria a preços populares (R$ 10 inteira / R$ 5 meia)

Classificação indicativa: De Livre a 16 anos, consultar programação.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Texto, foto e Fonte: CCBBSP

MASP oferta Seminário gratuito: Gauguin o outro e Eu