ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Mostra Internacional do Cinema Negro – Saiba Mais

Infelizmente alguns erros da humanidade são perpetuados de maneira sistêmica. Por mais que aprendamos como um coletivo, há sempre uma parte que insiste em manter padrões anacrônicos de comportamento, principalmente em questões raciais. É por isso que eventos como a mostra internacional do cinema negro acabam sendo tão fundamentais.

Hoje, nós do Click Museus gostaríamos de falar um pouco mais sobre este evento para que você possa recarregar a sua bateria cultural. Vamos conferir?

Mostra Internacional do Cinema Negro

Você já ouviu falar deste evento? Pode ser que não, mas em 2020 tivemos a 16ª edição que foi feita exclusivamente on-line, por conta da pandemia.

Entretanto, ainda se mostrou um evento bastante interessante e com uma aderência forte de vários participantes. Realmente, a marca em si tem se mostrado como um pilar da cultura afro-brasileira.

O evento se inspira nas mais variadas mostras da sétima arte que obtiveram sucesso da crítica e de recepção do público. Mas o objetivo é focar em filmes que entregam uma imagem afirmativa positiva de todas as questões afrodescendentes e minorias semelhantes.

A mostra acontece com filmes de curtas, médias e longas-metragens, onde não só o conteúdo é bastante profundo, mas a forma também é preservada como um conjunto.

O evento é mantido pelo Museu da Imagem e do Som, e possui várias pessoas encabeçando o projeto. Sendo que na última edição a curadoria ficou a cargo de Celso Luiz Prudente.

Uma escolha acertada, principalmente levando em conta o currículo do antropólogo e  cineasta. 

Possui doutorado em Cultura, pós-doutorado em Linguística pelo IEL/Unicamp e ainda mantém o cargo de professor e pesquisador.

Ainda não há uma previsão certa para a próxima edição, entretanto em abril deste ano, houve a Primeira Semana de Cinema Negro de BH, que vale a pena ser conferida. Nem que seja para acompanhar a cinematografia.

No mais é isso, esperamos você na nossa próxima postagem!

Foto de Capa: Sesc SP

Click Museus

Read Previous

Instituto Moreira Sales oferta curso online : arte indígena

Read Next

Museu Afro- Vaga Analista Administrativo Financeiro

Deixe uma resposta