Você já deve ter ouvido falar de vários tipos de povos, tribos e coletivos indígenas do nosso país. Entretanto, é justo dizer que a representação de arte ainda é considerada muito pouco diversificada no nosso país. Então, para dar um empurrãozinho, vamos trazer mais um grande artista, neste caso Ibã Huni Kuin.
Conheça mais sobre esta personalidade incrível e aprenda sobre um outro artista indígena de renome no Brasil.
Vamos dar uma olhada?
Vida e Obra do Artista Ibã Huni Kuin
Primeiramente é importante dizer que Ibã Huni Kuin é um nome artístico de Isaías Sales. Que é um indígena da etnia Huni Kuin, um povo que habita a região do Acre e parte do Peru.
Isaías Sales é mais do que um membro do povo em si, ele é um txana, consagrado como mestre dos cantos do seu povo.
Se tornou professor na década de 80, e traz junto ao conhecimento do seu pai a cultura ocidental para tentar manter preservada a identidade de seu povo e de várias outras etnias indígenas do nosso país.
Então, em 2008, ingressou na Universidade Federal do Acre na cidade de Cruzeiro do Sul. Seu principal objetivo foi concluído ao criar o Projeto Espírito da Floresta.
Este projeto buscava de uma forma repaginada trazer a pesquisa para processos tradutórios de multimídia, organicamente originando o coletivo MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin.
Participou também de várias exposições coletivas, sendo elas:
- Histórias Mestiças (Instituto Tomie Ohtake)
- Made by… Feito por brasileiros (Cidade Matarazzo)
Mas também fez sua própria exposição individual intitulada de Nixi Paewen Namate – O sonho do nixi pae, que teve sua implementação no SESC Rio Branco.
Então por hoje é isso, você já está a par de toda a obra do artista Ibã Huni Kuin, que é um expoente cultural nativo. Mas se quiser saber ainda mais sobre alguma obra específica, ou mesmo entender mais sobre o povo Huni Kuin, é só nos chamar nos comentários, ok?
Até a nossa próxima notícia!
Foto de Capa: Amazoniareal
One Comment
Haux!!!!