Se você está a procura de uma cidade super charmosa no interior de São Paulo para visitar, temos uma sugestão: Holambra. Conhecida como a capital nacional das flores, a cidade teve origem na década de 40 com a chegada de imigrantes holandeses à região devido à devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Assim, muitos vieram para o Brasil porque era o única país que permitia a imigração em grupos na época.
O seu nome, Holambra, também tem uma origem muito interessante. É a junção do início das palavras Holanda, América e Brasil. Apesar de seu nome ser uma verdadeira mistura, os fundadores e seus descendentes buscam manter, o máximo possível, da sua cultura viva. Dessa forma, a arquitetura, a gastronomia e a cultura local, de maneira geral, são muito característicos e sofreram poucas mudanças ao longo das décadas. Isso, aliás, faz com que a visita a cidade produza a sensação de que estamos em outro país!

Um dos elementos mais marcantes e que não pode passar em branco na sua próxima visita é o Stroopwafel. O doce holandês é produzido artesanalmente na cidade pela Oma Beppie e consiste de um biscoito recheado (normalmente com caramelo, mas você encontra de diversos sabores). Mas, caso você não seja dos doces, a cachaça artesanal do Rancho da Cachaça também tem o seu valor e, para não precisar dirigir depois, você ainda pode se hospedar na pousada no mesmo local.
Além disso, você não pode deixar de conhecer o Moinho dos Povos Unidos. Inaugurado em 2008, é o maior moinho de grãos da América Latina e foi construído em celebração aos 60 anos da imigração holandesa. São cinco andares com exposições sobre a comunidade e, ao final, você ainda recebe uma vista imperdível!
Eventos imperdíveis em Holambra!
Os holandeses que foram para a região levaram grande quantidade de gado a fim de se tornar uma cidade produtora de leite. No entanto, os animais não se adaptaram ao clima e, assim, cerca de vinte anos depois, a produção de flores explodiu e tomou conta da economia holambresa. Apesar de ser uma cidade muito pequena, é responsável pela produção e comercialização de aproximadamente 40% de todas as flores e plantas ornamentais produzidas no Brasil. Uma das melhores maneiras de conhecer mais sobre essa produção é visitando a cidade na época da Expoflora, uma enorme exposição que conta não só com as flores, mas também com danças holandesas, shows, desfiles de carros alegóricos e muito mais.
Outro evento muito famoso de Holambra é o Encontro de Veículos Antigos. São mais de 200 automóveis em exposição vindos de diversas partes do país. Por fim, em dezembro, Holambra recebe o Noeland. A cidade é inundada por luzes de led, decorações, Papai Noel e um presépio vivo que garantem o espírito natalino em todos os cantos.
Holambra fica a 135 km da capital de São Paulo, cerca de duas horas de viagem. Lá, é muito fácil se locomover pela cidade. Aliás, o transporte público é gratuito e os horários estão disponíveis no site da prefeitura. Também tem a opção de alugar bicicletas – bem ao estilo holandês. As ciclovias são ótimas e é uma boa opção para explorar a cidade.
Comentários