ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Conheça a história do café: A bebida que é Patrimônio Mundial

Praticamente qualquer pessoa do mundo contemporâneo tem algum tipo de relacionamento com o café. Seja para tomar uma dose e ajudar a despertar, ou mesmo por gostar do sabor, a história do café é parte da humanidade.

Tanto é que a própria planta se tornou um patrimônio mundial, consumido em praticamente todas as culturas e países do mundo.

Hoje, nós do Click Museus, preparamos um pequeno e conciso resumo sobre este fator tão importante da nossa história.

Vamos conferir?

Conheça a história do café

Toda a história do café se iniciou em algum ponto depois do ano 1000 na região da Etiópia, continente africado. Provavelmente no local que possui o apelido de Cafa, possível gerador do nome da bebida.

Um pastor local percebia a alteração de comportamento das cabras ao comer os frutos da planta. E após um tempo de tentativa e erro, a infusão que conhecemos foi criada.

Não demorou muito para que o material fosse exportado para os árabes, que mantiveram as culturas e até mesmo o consideravam um remédio. Seu comércio chegou ao Egito e no séculos XVI atingiu a Turquia.

Sua fama realmente se tornou mundial quando no séc. XVIII chegou à Europa, sendo difundido em todas as classes sociais.

História do Café no Brasil

A introdução do café no território nacional foi bem simples, as colônias do Suriname e da Guiana Francesa acabaram por receber algumas mudas, e após se popularizarem encontraram sua entrada pelo estado do Pará em 1727.

Entretanto, o clima da região não favoreceu a planta, e ela só foi ser largamente cultivada no nosso país de 1770 em diante, quando atingiu o nordeste. Chegando primeiramente ao Maranhão e logo depois à Bahia.

Em 1774 é que a moda pegou de vez, pois o estado do Rio de Janeiro, capital da época, acabava de receber suas primeiras mudas.

Desde então o cultivo se espalhou por todo o país, sendo um motor econômico forte.

Mas e aí, gostou da história? Tinha ideia de como esta bebida chegou ao nosso país?

Então deixe suas impressões nos comentários.

Até a próxima!

Click Museus

Read Previous

A cidade submersa de Pavlopetri [Confira Aqui]

Read Next

Conheça 4 obras de arquitetura de oscar niemeyer no Brasil

Deixe uma resposta