ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

História da Vila Maria Zélia

Essa é uma das mais importantes vilas operárias do Brasil, sua fundação teve início na segunda metade do século XIX. Conheça um pouco mais da Vila Maria Zélia, e sua relevância no marco histórico do país.

Sendo assim, hoje, nós do Click Museus, resolvemos trazer um compilado da história do local.

E então, vamos conferir?

História da Vila Maria Zélia

Muitas das vilas do estado de São Paulo foram construídas por industriais, e a Vila Maria Zélia não foi diferente. Naquela época haviam muitas enchentes então este lugar foi pensado em manter os operários perto e não correr o risco de perder funcionários no alagamento.

Sua construção iniciou em 1912 e foi inaugurada em 1917, por um médico chamado Jorge Street. Primeiramente sua intenção era construir um espaço que abrigasse cerca de 2500 funcionários que trabalhavam na área de tecelagem da Companhia Nacional de Tecidos da Juta.

As fábricas foram vendidas e então diversos donos tiveram posse do lugar por um tempo, como o Grupo Guinle, em 1929, que logo perdeu o direito das terras pelo Governo Federal, por volta de 1930.

Qual a sua localização e quais as condições nos dias atuais

Localizado na Rua Irmã de Paula Loebenstein, essa a Vila Maria Zélia foi tombada como patrimônio histórico pelos conselhos de preservação tanto do município e do estado de São Paulo em 1992.

Em 2017 completou 100 anos de existência, e hoje não possui boa aparência, e alguns dos moradores das mais de 150 residenciais moram há anos ou até desde o nascimento e se entristecem pelo estado atual do local.

Considerações de fechamento

Conte sua opinião sobre o que achou de conhecer a história da vila. Já visitou este lugar? 

Então no mais é isso, esperamos que tenham gostado do conteúdo. Mas se ainda ficou alguma dúvida, estamos à disposição nos comentários.

Até a próxima!

Foto de Capa: Flickr

Click Museus

Read Previous

Marina Abramovic: Conheça tudo sobre a artista

Read Next

MASP- VAGA AUXILIAR CONTÁBIL

Deixe uma resposta