Exposição Portinari Raros no CCBB (RJ) – Grátis

No dia 29 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro inaugura a exposição Portinari Raros, com cerca de 50 obras pouco conhecidas ou nunca expostas de um dos artistas mais importantes do Brasil, Candido Portinari (1903-1962).

A mostra inédita mostra cerca de 50 obras raras de Candido Portinari, a exposição com uma enorme diversidade da obra deste grande artista multifacetado que explora diferentes linguagens e revela lados menos conhecidos de um dos nossos artistas mais reconhecidos.
Obras originais e raras, como a única cerâmica produzida em vida do artista, um estudo de dois conjuntos feitos pela empresa Original Ballet Russe para “Balé Iara”, e um conjunto de obras pesquisadas pelo grupo “Guerra”, dos Estados Nations, estarão expostos na exposição, além de pinturas e desenhos em diferentes técnicas e figurinos, apresentando um artista eclético que se aventura em diversas expressões artísticas, muito além de sua zona de conforto.

Sinopse da Exposição:

A exposição revela as facetas esquecidas de um dos artistas mais reconhecidos no Brasil. Portinari Raros propõe trazer à tona o Portinari invisível, ousado, que se aventurou em diversas manifestações artísticas muito além de sua zona de conforto. Serão exibidos trabalhos originais que, por várias razões, se mantiveram distantes do alcance do público, com temas como: os abstratos, a fauna, a flora, as crianças e o teatro. Além das obras, e para uma maior profundidade ao universo do artista Candido Portinari, será apresentada a instalação Carrousel Raisonnée, uma viagem pelo mundo de aproximadamente 5.000 obras do artista por meio de uma grande projeção.

Quando: 29/06 até 12/09/2022

Valor: Grátis

Fonte, foto e texto: CCBB – RJ

MAM (SP) convida: Oficina interativa de contação de História com música (grátis)